Virtz Evento mostra ações do setor de alimentação para cuidar do planeta

Evento mostra ações do setor de alimentação para cuidar do planeta

O Memorial da América Latina recebe pelo quarto ano consecutivo o Mesa São Paulo 2021, entre os dias 18 e 20 de novembro

Evento mostra ações do setor de alimentação para reverter danos causados ao planeta

Evento mostra ações do setor de alimentação para reverter danos causados ao planeta

Freepik

O Memorial da América Latina recebe pelo quarto ano consecutivo o MESA São Paulo 2021, um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, entre os dias 18 e 20 de novembro. O tema deste ano é Marco Zero - por um sistema alimentar que regenere Gaia. Esta será a maior feira do gênero já realizada no Brasil.

O evento, que já se tornou parte do calendário oficial da cidade, reúne chefs, cozinheiros, pesquisadores, ambientalistas, líderes de povos tradicionais e indígenas para apresentar soluções imediatas e mostrar caminhos já adotados dentro de toda cadeia alimentar em prol da regeneração da biodiversidade do planeta terra e o retardamento do aquecimento global.

O Auditório Simón Bolívar será o coração da reunião, que possui três principais frentes e espera receber mais de 20 mil visitantes: o congresso MESA Tendências, em que chefs e especialistas de diversas áreas debatem o "estado da arte" no mundo da gastronomia; o MESA Ao Vivo, em que mais de 50 chefs aquecem as panelas e transmitem seu conhecimento em aulas práticas e degustações; e o Empório MESA, em que uma centena de produtores artesanais expõem e oferecem degustações de seus alimentos e bebidas.

Entre os debatedores do MESA Tendências, estão chefs como Alex Atala, Rodrigo Oliveira, Luiz Filipe Souza, Pía Léon, Malena Martínez, Telma Shiraishi, Jefferson e Janaína Rueda, a historiadora Adriana Salay, o especialista em clima Carlos Nobre, Frei Betto e José Andrés, a maior referência em cozinha humanitária do planeta, que estará virtualmete no evento.

Eles vão discutir diversos temas, desde técnicas de cozinha de baixo impacto ao combate à fome, novos bolsões de alimento à salvação da Amazônia, com a intenção de não só alertar para o flagelo que atinge o planeta, mas mostrar soluções e apontar quem já está fazendo a diferença em diversos setores inseridos na nossa cadeia alimentar.

Compõem ainda o Mesa São Paulo 2021 eventos paralelos, como os Jantares Magnos (dias 18, 19 e 20, nos restaurantes Balaio IMS, Aizomê Japan House e Evvai, respectivamente) e as atrações do espaço externo do Memorial da América Latina, destinado a food trucks e apresentações musicais. A programação completa pode ser conferida no site da feira.

Últimas