Ex-jogador consegue emprego e escola para filha em projeto social

José Cabral da Silva foi jogador profissional e trabalhava na construção civil até ser empregado pelo Nova Canaã, que ajuda famílias no sertão nordestino

José Cabral foi jogador de futebol profissional e conseguiu emprego fixo na Nova Canaã

José Cabral foi jogador de futebol profissional e conseguiu emprego fixo na Nova Canaã

Divulgação/ Projeto Nova Canaã

José Cabral da Silva, de 45 anos, foi jogador de futebol profissional por muitos anos na cidade onde mora, no sertão nordestino. Mas, como essa carreira é curta, ele abraçou a construção civil, ofício que lhe foi ensinado por seus pais.

Com empregos intermitentes, José foi mantendo a família, com quatro filhos, até conseguir o emprego de professor de futebol no Projeto Nova Canaã, há três anos. A partir daí, muita coisa mudou na sua vida. O projeto atua no sertão do Nordeste apoiando famílias em situação de vulnerabilidade social, com esforços redobrados durante a pandemia de covid-19.

Veja como o Projeto Nova Canaã auxilia crianças e famílias carentes

Sua filha Desirrée, de 9 anos, conseguiu uma vaga na escola da Nova Canaã e estuda lá há dois anos. Com isso, teve acesso a uma educação de boa qualidade e também a alimentação equilibrada. 

José Cabral e a filha Desirrée, de 9 anos, que estuda na escola do Nova Canaã

José Cabral e a filha Desirrée, de 9 anos, que estuda na escola do Nova Canaã

Divulgação/ Projeto Nova Canaã

"O Canaã hoje é muito importante porque é um meio de trabalho em que a gente tem mais contato com as pessoas e criamos outra família. É um convívio muito bom", diz José.

"As pessoas não conhecem muito, mas esse projeto é como se fosse uma cidade que existe dentro de Irecê [município no interior da Bahia]. Quem conhece o Canaã sabe o quanto é importante para a região. É minha segunda família", afirma ele.

Mudança de vida

Além do emprego fixo e de garantir educação para a filha, José também viu sua vida ser transformada depois do contato com o projeto. "O dia a dia ficou melhor, a questão do convívio, das amizades, o espaço que a gente tem, conhecer gente, dar oportunidade para mais pessoas. Isso é muito importante para minha vida hoje", diz.

Pai e filha protegidos por máscaras de tecido para evitar a pandemia de covid-19

Pai e filha protegidos por máscaras de tecido para evitar a pandemia de covid-19

Divulgação/ Projeto Nova Canaã

Com o ensino diferenciado, José vê mudanças também no comportamento de Desirrée. "Minha filha hoje é outra criança, porque o ensino do Canaã é diferente. E hoje eu agradeço a Deus por fazer parte do projeto. Eu posso não ser o melhor, mas sempre dou o meu melhor para estar lá", diz ele.

SOS Famílias do Sertão

Além de prestar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade, no início deste mês o Projeto Nova Canaã lançou a ação SOS Famílias do Sertão. A campanha pretende estender a ajuda social promovida para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela covid-19.

A meta da campanha é ajudar mais de 500 famílias carentes. Clique aqui para fazer sua doação.