Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-jogador consegue emprego e escola para filha em projeto social

José Cabral da Silva foi jogador profissional e trabalhava na construção civil até ser empregado pelo Nova Canaã, que ajuda famílias no sertão nordestino

Virtz|Do R7

José Cabral foi jogador de futebol profissional e conseguiu emprego fixo na Nova Canaã
José Cabral foi jogador de futebol profissional e conseguiu emprego fixo na Nova Canaã José Cabral foi jogador de futebol profissional e conseguiu emprego fixo na Nova Canaã

José Cabral da Silva, de 45 anos, foi jogador de futebol profissional por muitos anos na cidade onde mora, no sertão nordestino. Mas, como essa carreira é curta, ele abraçou a construção civil, ofício que lhe foi ensinado por seus pais.

Com empregos intermitentes, José foi mantendo a família, com quatro filhos, até conseguir o emprego de professor de futebol no Projeto Nova Canaã, há três anos. A partir daí, muita coisa mudou na sua vida. O projeto atua no sertão do Nordeste apoiando famílias em situação de vulnerabilidade social, com esforços redobrados durante a pandemia de covid-19.

Veja como o Projeto Nova Canaã auxilia crianças e famílias carentes

Sua filha Desirrée, de 9 anos, conseguiu uma vaga na escola da Nova Canaã e estuda lá há dois anos. Com isso, teve acesso a uma educação de boa qualidade e também a alimentação equilibrada. 

Publicidade
José Cabral e a filha Desirrée, de 9 anos, que estuda na escola do Nova Canaã
José Cabral e a filha Desirrée, de 9 anos, que estuda na escola do Nova Canaã José Cabral e a filha Desirrée, de 9 anos, que estuda na escola do Nova Canaã

"O Canaã hoje é muito importante porque é um meio de trabalho em que a gente tem mais contato com as pessoas e criamos outra família. É um convívio muito bom", diz José.

"As pessoas não conhecem muito, mas esse projeto é como se fosse uma cidade que existe dentro de Irecê [município no interior da Bahia]. Quem conhece o Canaã sabe o quanto é importante para a região. É minha segunda família", afirma ele.

Publicidade

Mudança de vida

Além do emprego fixo e de garantir educação para a filha, José também viu sua vida ser transformada depois do contato com o projeto. "O dia a dia ficou melhor, a questão do convívio, das amizades, o espaço que a gente tem, conhecer gente, dar oportunidade para mais pessoas. Isso é muito importante para minha vida hoje", diz.

Publicidade
Pai e filha protegidos por máscaras de tecido para evitar a pandemia de covid-19
Pai e filha protegidos por máscaras de tecido para evitar a pandemia de covid-19 Pai e filha protegidos por máscaras de tecido para evitar a pandemia de covid-19

Com o ensino diferenciado, José vê mudanças também no comportamento de Desirrée. "Minha filha hoje é outra criança, porque o ensino do Canaã é diferente. E hoje eu agradeço a Deus por fazer parte do projeto. Eu posso não ser o melhor, mas sempre dou o meu melhor para estar lá", diz ele.

SOS Famílias do Sertão

Além de prestar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade, no início deste mês o Projeto Nova Canaã lançou a ação SOS Famílias do Sertão. A campanha pretende estender a ajuda social promovida para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela covid-19.

A meta da campanha é ajudar mais de 500 famílias carentes. Clique aqui para fazer sua doação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.