Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Faz muito bem fazer o bem', diz 'a melhor dentista do mundo'

Formada pela Ufes, Rosemary Marqueti conta como os ensinamentos da mãe foram decisivos para a escolha da profissão

Virtz|Alex Gonçalves, do R7*

Rosemary conquistou premiação de melhor dentista do mundo
Rosemary conquistou premiação de melhor dentista do mundo Rosemary conquistou premiação de melhor dentista do mundo

Dentista voluntária, Rosemary Marqueti é natural de Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo. Formada há 34 anos em odontologia pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), ela conquistou o prêmio de Melhor Dentista do Mundo, dado pela organização TdB (Turma do Bem).

"Faz muito bem fazer o bem", diz a dentista que desde pequena aprendeu com a mãe a importância de ajudar ao próximo. "Desde muito cedo, ela me falava sobre ajudar as pessoas que precisavam mais que a gente."

O interesse pela área da saúde bucal surgiu ainda na adolescência, quando Rose teve um problema na gengiva por causas hormonais. "Meu pai me levou a um especialista para investigação e acompanhamento e foi naquele momento que decidi que queria ser dentista", recorda.

Leia também

Rose decidiu ir em busca de seu objetivo, estudou, conquistou uma vaga na universidade pública, fez graduação e em seguida pós-graduação. Foi durante as aulas da especialização que ela ouviu falar da Turma do Bem e viu uma oportunidade de pôr em prática os ensinamentos aprendidos com sua mãe. "Naquele momento, eu queria ser voluntária no projeto, mas acabei sendo convidada para coordenar um projeto de capacitação na minha cidade."

Publicidade
Evento reuniu mais de 150 dentistas de todo o país
Evento reuniu mais de 150 dentistas de todo o país Evento reuniu mais de 150 dentistas de todo o país

De lá para cá já são 12 anos de voluntariado. E, neste mês, a organização social realizou a premiação do evento Sorriso do Bem, para avaliar o trabalho dos dentistas participantes do projeto durante o ano, além das capacitações para o desenvolvimento do trabalho social e apresentação das metas para os próximos meses. 

O evento reuniu mais de 150 dentistas de todo o país. Os profissionais atendem de forma voluntária jovens em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência de gênero. "A gente sabe que a demanda é alta e que o governo não consegue suprir essa deficiência. É aí que entramos, devolvendo saúde bucal e autoestima a crianças, jovens e adultos", explica Marqueti.

Publicidade

O dentista Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da TdB, completou dizendo que o evento reforçou os valores dos profissionais de saúde, cuidar das pessoas. “É para continuar guiando a rede em busca do caminho certo, de esperança e de amor que a organização criou o conceito de ser farol", diz. Segundo Bibancos, o farol é aquele que direciona, que guia e sempre acompanha as pessoas na busca pelo caminho certo.

Os outros finalistas que concorreram ao prêmio de Melhor Dentista do Mundo foram: Ana Carolina Massaro, de Marília (SP), Itamar Francisco Teixeira, de Linhares (ES), Márcia Eriko Kawakami Chinen, de Matão (ES) e Maria Cristina S. Portes, de Ubatuba (SP).

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.