Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filme mostra projeto social que usa futebol para conectar culturas

Curta-metragem 'Gondwana, A Bola Conecta', vai mostrar as influências da África na cultura brasileira por meio do futebol

Virtz|Do R7

Projeto social Gondwana Futebol Clube virou tema de curta-metragem
Projeto social Gondwana Futebol Clube virou tema de curta-metragem Projeto social Gondwana Futebol Clube virou tema de curta-metragem

O projeto social Gondwana Futebol & Cultura usa o poder do esporte para empoderar comunidades da América Latina e África por meio da produção de conteúdos e de narrativas. E foi em busca de contar essas histórias, que a equipe vai apresentar esta narrativa no curta-metragem "Gondwana, A Bola Conecta".

O filme de 23 minutos apresenta imagens sobre a influência da cultura Africana na Bahia (Barra, Candeal, Pelourinho, Rio Vermelho e Ribeira) e também em Pernambuco (Lagoa do Carro, Olinda e Recife). Tudo pelas lentes de uma câmera e pelo jogo com a bola.

Criado pela pela jornalista e fotógrafa Mônica da Silva e o empreendedor e facilitador esportivo, o chileno Sebastián Acevedo, o projeto rodou o Brasil captando imagens e tecendo uma colcha de retalhos que formam a identidade do povo.

Projeto social Gondwana Futebol Clube
Projeto social Gondwana Futebol Clube Projeto social Gondwana Futebol Clube

Os dois se conheceram na cidade de São Paulo, no Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu e assim descobriram um sonho em comum: viajar pelo mundo usando o poder transformador da bola e a magia da câmera para conhecer, integrar e empoderar culturas.

Publicidade

Mônica e Sebastián se conectaram com dois projetos sociais que estão em lugares de influência africana. Visitaram uma das comunidades mais antigas de Salvador, o Candeal, local que respira arte, música e futebol. A Escolinha Mulekada conta com a participação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, cujo objetivo é desenvolver trabalhos sociais e educacionais por meio da bola.

Filme mostra como o futebol conecta culturas
Filme mostra como o futebol conecta culturas Filme mostra como o futebol conecta culturas

Já em Olinda, Pernambuco, conheceram o Raízes FC, time de matriz africana que surgiu a partir do projeto Maracatu do Terreiro de Pai Adão. Eles ensinam percussão, dança e futebol para cerca de 80 participantes, entre 5 e 17 anos. Os criadores da escolinha viajaram para a Nigéria em 2013 na busca de histórias de suas famílias, que chegaram ao Brasil em 1875.

Publicidade

O filme será exibido no dia 20 de novembro, às 20h, no canal do Facebook e Youtube Gondwana Futebol & Cultura. A exibição ficará mais três dias no ar, 21, 27 e 28/11 como mais um ato cultural e histórico ao Mês da Consciência Negra.

O nome Gondwana é uma homenagem ao supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, e atualmente é o nome de batismo de um projeto que relaciona futebol e histórias para transformar realidades.

Projeto social Gondwana Futebol Clube
Projeto social Gondwana Futebol Clube Projeto social Gondwana Futebol Clube

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.