Virtz França planeja apoiar com dinheiro a troca de carros por bicicletas

França planeja apoiar com dinheiro a troca de carros por bicicletas

População do país pode entregar veículo velho e receber doação financeira para adquirir novo meio de transporte ecológico

  • Virtz | Do R7

Projeto francês aposta em bicicletas numa tentativa de reduzir poluição

Projeto francês aposta em bicicletas numa tentativa de reduzir poluição

Reprodução/Pixabay

O governo francês está planejando apoiar os cidadãos de todo o país que desejam trocar seus carros antigos para a compra de bicicletas elétricas. A ideia é que as pessoas possam entregar seus veículos velhos e, em troca, receber uma doação de 2.500 euros (cerca de R$ 16 mil) para comprar a bicicleta, incentivando, assim, uma mobilidade urbana renovada e mais ecológica. O país europeu pretende cortar emissões de poluentes atmosféricos até 2040.

De acordo com a Federação Francesa de Usuários de Bicicleta (FUB), a França se tornará o primeiro país a apoiar esse novo comércio. A ideia foi aprovada por legisladores da Assembleia Nacional em uma votação preliminar que visa reduzir a poluição em 40%, comparando-se com os níveis de 1990.

Menos poluição, mais mobilidade

A Industria Europeia de Ciclismo deu as boas-vindas à medida, com seu executivo-chefe dizendo para um jornal local: “Estamos observando um aumento bem-vindo nos incentivos independentes para a compra de bicicletas, e a Assembleia Francesa deixou claro que e-bikes e bicicletas de carga estão sendo apoiadas como substitutos de veículos."

A decisão da França foi bem recebida por grupos ecológicos e de ciclistas, que veem as bicicletas como uma importante solução para combater as emissões veiculares.

As bicicletas elétricas adicionam potência a cada rotação das marchas, impulsionando o ciclista com menos esforço do que uma tradicional. Além disso, uma boa e-bike também pode atingir velocidades de 32km/h sem ao menos uma única volta de pedal, simplesmente com o uso do acelerador, o que as torna ideais para andar pela cidade.

Últimas