Frio intenso coloca população de rua em risco; saiba como ajudar

Com a queda da temperatura em São Paulo, ONGs e projetos têm colaborado para aquecer as pessoas que estão desabrigadas, em situação de rua

População de rua sofre durante inverno

População de rua sofre durante inverno

Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo - 18/07/2017

Por causa de uma intensa massa de ar frio, o país tem registrado queda nas temperaturas. Na última semana, a cidade de São Paulo registrou recorde de temperatura, a menor do ano até agora, marcando 8,2 ºC.

Leia mais: Frio continua nesta terça em SP com possibilidade de novos recordes

Nesta terça-feira (25), a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para cidades e regiões no estado, que devem registrar temperaturas entre 5ºC e 10ºC. Na capital, o dia terá ima média de 8,0°C. 

Neste momento, é importante lembrarmos das pessoas que estão em situação de rua, sem ter como se aquecerem. Para ajudá-los, ONGs e projetos têm se mobilizado para levar cobertores, agasalhos e alimentos.

Leia mais: Frio intenso deixa cinco pessoas em situação de rua mortas em SP

A Campanha do Agasalho liderada pela Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo é uma das iniciativas voltadas a ajudar as pessoas vulneráveis que sofrem com as baixas temperaturas no inverno. 

Devido à pandemia da covid-19, a Cruz Vermelha de SP suspendeu o recebimento de roupas e cobertores usados, para cumprir com as medidas de proteção contra o coronavírus.

Por isso, a campanha está fazendo a arrecadação de cobertores e roupas novas, além de itens de higiene pessoal e limpeza. Na última sexta-feira (21), a ação fez entregas para a população de rua no centro de São Paulo.

As doações são recebidas na sede da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo ou nos pontos de coleta que estão listados no site.

SP Invisível distribui kit inverno

SP Invisível distribui kit inverno

Reprodução/Instagram SP Invisível

O movimento SP Invisível faz doações de kits de inverno. São distribuídos agasalhos, cobertores e, durante a pandemia, máscaras e álcool em gel. Para contribuir com as doações, basta acessar o link da campanha.

O projeto Pessoas do Bem entrega marmitas para as pessoas em situação de rua aos fins de semana na zona leste de São Paulo. Kits com água, suco, fruta e sabonete também são entregues. Além de cobertores e ração para os animais que acompanham os moradores sem teto. Para contribuir com a ação, basta acessar o site da campanha online.

Outro projeto que está ajudando a população de rua é o Solidariedade Vegan. A iniciativa realiza a distribuição de marmitas veganas na cidade de São Paulo e, com a chegada do frio, faz doações de roupas. Você pode ajudar doando cobertores, agasalhos, meias, toucas ou calçados. Também é possível participar do financiamento coletivo. O perfil no Instagram contém informações e dados para a contribuição.

A ONG Moradores de Rua e Seus Cães se dedica a levar doações e serviços às pessoas que estão nas ruas e aos seus animais. A iniciativa distribui kits de higiene pessoal, ração, moletons para os cães e seus tutores, além de outras ações voltadas a quem se encontra em situação de rua. Para conhecer mais, basta acessar o perfil da ONG no Instagram. Para doação, clique aqui.