Fundação Casas Bahia apadrinha cinquenta escolas do Rio de Janeiro

Em parceria com a ONG Junior Achievement, a instituição oferece recursos para o Projeto Trilha Empreendedora, que impactará 10 mil alunos

Voluntários participam do Projeto Trilha Empreendedora

Voluntários participam do Projeto Trilha Empreendedora

Divulgação/ Fundação Casas Bahia

A Fundação Casas Bahia e a ONG de educação empreendedora Junior Achievement Rio de Janeiro fizeram uma parceria para participar do Projeto Trilha Empreendedora, que pretende contribuir com o aprendizado de alunos de cinquenta escolas do estado do Rio, impactando uma média de 10 mil alunos da rede pública de ensino.

A metodologia empregada no projeto envolve uma sequência de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho, atreladas à grade curricular do ensino médio. A Fundação Casas Bahia é aresponsável pela viabilização financeira de 62% do projeto.

"Nós acreditamos muito na educação como passo decisivo para a formação dos jovens da periferia e o projeto Trilha Empreendedora, com essa metodologia incrível de prepará-los para o mercado de trabalho, discutindo ética, educação financeira entre outros assuntos, merece ser apoiado. Para nós é uma honra fazer parte desta iniciativa", diz Hélio Muniz, diretor da Fundação Casas Bahia.

Projeto apoiado pela Fundação Casas Bahia  pretende impactar 10 mil alunos

Projeto apoiado pela Fundação Casas Bahia pretende impactar 10 mil alunos

Divulgação/ Fundação Casas Bahia

Empreendedorismo em foco

Os programas do Trilha Empreendedora abordam assuntos como as vantagens de permanecer na escola, ética, gestão de projetos, inovação, economia pessoal e o futuro no mercado de trabalho, com atividades práticas e criativas. Em novembro, ocorre o último programa da Trilha, com uma visita às sedes das empresas parceiras. 

A iniciativa conta ainda com a parceria de dezoito empresas ligadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ao Michelin e à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc).

A Trilha Empreendedora acontece desde 2017 e, ao longo desses três anos, já impactou 7 mil alunos e recebeu 800 voluntários. Com a participação da Fundação Casas Bahia, o projeto deve aumentar significativamente esse número.

A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, presente em 120 países e em todo o Brasil.

A Fundação Casas Bahia é o braço filantrópico da rede de lojas. Seu objetivo é fortalecer comunidades e contribuir para a transformação social, por meio do desenvolvimento e apoio de iniciativas que promovem a capacitação e o fortalecimento de negócios locais e de geração de renda nas periferias.