Virtz Garotinhas vendem limonada para homenagear irmã falecida

Garotinhas vendem limonada para homenagear irmã falecida

A ideia das meninas é aumentar a conscientização sobre doação de órgãos, já que a irmãzinha morreu à espera de um transplante

As irmãs moram em Utah e todo o dinheiro arrecadado será doado a uma ONG

As irmãs moram em Utah e todo o dinheiro arrecadado será doado a uma ONG

Arquivo Pessoal/Monica Madsen

As irmãs Myleigh, de 9 anos, e Makayla, de 7, de Utah, nos Estados Unidos, montaram uma barraca de limonada em homenagem à irmã delas, Makenzie Madsen, que morreu em julho de 2020, aos 14 anos.

Os bastidores da preparação dos produtos

Os bastidores da preparação dos produtos

Arquivo Pessoal/Monica Madsen

Makenzie nasceu com doença cardíaca congênita e recebeu um transplante de coração aos 17 meses de idade, mas em 2019 seus rins e coração começaram a falhar e ela foi levada para o hospital, onde teve uma parada cardíaca. Ela esperou pela doação de órgãos durante um ano, mas não resistiu.

Em entrevista ao Good Morning America, Monica Madsen, a mãe das meninas, disse que a ideia da homenagem surgiu por conta da aproximação da data de aniversário de Makenzie. A ideia foi inspirada pela própria Makenzie, que tinha o costume de montar uma barraca na porta de casa para vender as coisas que fazia.

"Ela adorava assar e cozinhar", contou Monica, apesar de afirmar que a filha não necessariamente gostava de comer os doces que preparava. "Acho que ela adorava interagir com as pessoas e vê-las sorrirem", acredita ela.

O cartaz de divulgação escrito pelas irmãs

O cartaz de divulgação escrito pelas irmãs

Arquivo Pessoal/Monica Madsen

Agora, com um viés de conscientização, as irmãs mais novas estão vendendo limonada. “Elas querem abrir os olhos das pessoas e esperar que entendam como é importante dizer sim à doação de órgãos”, disse a mãe.

Até agora, a família arrecadou cerca de R$30.000 e vai doar todos os rendimentos para a DonorConnect, uma organização sem fins lucrativos que ajuda famílias com o processo de doação de órgãos.

De acordo com dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, cerca de 17 pessoas morrem diariamente à espera de um transplante de órgão nos Estados Unidos. O tempo médio de espera é de 3 a 5 anos e, atualmente, existem 3.601 pessoas na lista de espera por um coração. Para um rim, esse número sobe para 90.567.

Últimas