Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Garoto com Down faz sucesso com receitas deliciosas e divertidas

Gabriel é o dono da Downlicia, uma marca criada para incentivar e incluir o menino no ramo culinário e do empreendedorismo

Virtz|Diego Prado, do R7*

Gabriel chama suas receitas de 'downliciosas'
Gabriel chama suas receitas de 'downliciosas' Gabriel chama suas receitas de 'downliciosas'

Gabriel Bernardes de Lima, de 24 anos, possui Síndrome de Down e faz sucesso nas redes sociais com suas diversas receitas doces e salgadas de uma maneira criativa e divertida. O paulista concluiu alguns cursos de gastronomia e decidiu fazer seus próprios experimentos na cozinha. Daí surgiu a sua marca registrada, a Downlicia.

Desde criança, Gabriel era estimulado por sua irmã Carolina, um ano e meio mais velha que ele, e também por sua mãe, a fazer trabalhos manuais em casa, como uma forma de incentivo e inclusão no dia a dia. Tarefas como recolher o lixo e levar para ajudar os garis na rua, fazer um suco para a família, ajudar com a roupa para lavar, até mesmo preparar um lanche para sua irmã.

Com o tempo, o menino percebeu que tinha muito prazer em cozinhar e resolveu ir atrás de cursos. Como forma de motivação e divulgação de suas habilidades, a família apoiou Gabriel filmando o rapaz em ação e publicando nas redes sociais. O primeiro vídeo, em fevereiro de 2017, foi com ele fazendo café, postado no Facebook. Para a surpresa deles, foram 2 mil visualizações e 36 compartilhamentos, o que o motivou a continuar gravando.

Brigadeiros Gourmet Downlicia
Brigadeiros Gourmet Downlicia Brigadeiros Gourmet Downlicia

O começo das gravações eram feitas com um celular, uma escada de alumínio emprestada, uma tábua que usavam para colocar em cima da escada, papel especial que ganharam de uma amiga para forrar a tábua e, assim, formar uma mesa alta, como se fosse uma bancada.

Publicidade

Aos 10 anos de idade, ele ficava sozinho em casa com a irmã, enquanto a mãe ia trabalhar. Ele foi crescendo e ajudando em casa, lavando louça, lavando banheiro, fazendo comida, cuidando do cachorro, ajudava na faxina e brincava muito também.

Aos 17 anos, começou a andar sozinho na rua pelo bairro. Aprendeu a comprar pão na padaria, ir ao mercado buscar a ração de cachorro, batata, e sempre comprava algumas guloseimas. Aos 20 anos, andou de transporte público sozinho após sua família levá-lo por um mês da Avenida Paulista para casa e de casa para Avenida Paulista, de ônibus e metrô, até ele aprender o caminho.

Publicidade

A DOWNLICIA

Após um grave problema financeiro da família, com sua mãe desempregada, Gabriel começou a fazer seus brigadeiros para as pessoas no bairro e familiares. Pouco depois, começaram as encomendas dos Brigadeiros Gourmet Downlicia.

Publicidade

Após a procura em exposições, feiras e eventos para mostrar seu trabalho, ele ganhou uma Food Bike personalizada e, com isso, começou a ser chamado em eventos de quase 250 empresas. Porém, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, e os cancelamentos dos eventos em 2020, eles se reestruturaram e forneceram os Brigadeiros por delivery.

"Cozinhar é servir o outro. Não há nada melhor na vida do que servir. Por isso que empreender na cozinha me completa. A alegria de ver o outro se alimentando com algo que eu preparei, coloquei minha energia e me doei para fazer, não tem preço", disse o cozinheiro.

Gabriel e suas diversas receitas são um sucesso no YouTube, com 15 mil inscritos. No Facebook, sçao 270 mil seguidores, 173 mil fãs e o maior sucesso, o TikTok, tem 686 mil seguidores e mais de 1 milhão de curtidas.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Luciana Mastrorosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.