Mural foi instalado em corredor de hospital para estimular a busca pela saúde mental
DivulgaçãoEm adesão à campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para o cuidado com a saúde mental, o Hospital Estadual de Bauru (HEB), no interior de São Paulo, organiza ações em diversas frentes de trabalho para este mês com foco na conscientização dos profissionais quanto à importância do autocuidado e da manutenção da saúde mental.
Entre as ações adotadas, foi instalado um mural no corredor principal da unidade que está atraindo a atenção dos colaboradores. Todos são convidados a escrever suas ideias para driblar os maus pensamentos e sensações ruins e compartilhá-las com os colegas.
“É uma metodologia psicoeducativa com foco na saúde dos profissionais que, somada às demais intervenções que estamos fazendo no hospital, visa despertar essa atenção para o autocuidado”, diz Christiane Antunes Lambertini, psicóloga da Educação Permanente/RH do HEB.
Christiane afirma que houve um grande aumento no número de atendimentos psicológicos entre profissionais da saúde nos momentos de pico da pandemia. Por causa disso, a unidade hospitalar buscou uma forma de intensificar as ações direcionadas à saúde mental.
Com criatividade e bom humor, as frases com ideias de autocuidado estão aumentando a cada dia. A iniciativa é da Educação Permanente/RH do HEB e se junta a uma série de atividades preparadas pela equipe do setor.
Além do mural interativo, um painel com dados relacionados à situação da saúde mental no Brasil foi instalado na entrada do refeitório dos profissionais para despertar a consciência sobre a importância da manutenção do equilíbrio emocional.
Entre as várias ideias e frases propostas pelos colaboradores, algumas podem servir também para inspirar outras pessoas a cuidar melhor de si e de sua saúde mental, como:
• encontre meios para expressar seus sentimentos: pintar, dançar, escrever e cantar;
• contemple a natureza;
• escreva uma lista de coisas pelas quais você é grato;
• reserve um tempo para refletir sobre o que faz bem ou mal a você;
• permita-se chorar e aceite suas emoções sem julgá-las; e
• consulte um terapeuta ou médico quando achar que não pode resolver seus problemas sozinho.