Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospital incentiva carta da família para pacientes de covid-19

Após uma iniciativa das enfermeiras da UTI, doentes isolados pela doença passaram a receber as mensagens de carinho

Virtz|Do R7

Cartas são deixadas na caixinha chamada "Cantinho do Abraço Virtual"
Cartas são deixadas na caixinha chamada "Cantinho do Abraço Virtual" Cartas são deixadas na caixinha chamada "Cantinho do Abraço Virtual"

Enfermeiras do Hospital de Clínicas da Unicamp, no interior de São Paulo, criaram o "Cantinho do Abraço Virtual" para diminuir a distância entre pacientes da covid-19 e seus familiares. Sozinhos durante o tratamento da doença e sem visitas, os doentes recebem cartas deixadas pela família em uma caixa na porta da UTI.

Dentro da área restrita também não é possível fazer uso de celular. Foi em uma noite de plantão que as enfermeiras Bruna Dias e Márcia Candura tiveram a ideia de amenizar a difícil situação. “Ver o paciente ali, literalmente, isolado de tudo e de todos, me fez enxergar que eu precisava intervir de alguma maneira”, lembra Bruna.

O espaço foi montado no corredor e , diariamente, acontece o acolhimento das famílias. Uns escrevem na hora, outros trazem as cartinhas no dia seguinte. A profissional fica responsável por recolher e fazer a leitura no leito dos pacientes. “A primeira carta eu não consegui ler de tanta emoção, um colega leu por mim”, revelou.

Joyce Gabriele teve a mãe internada por 14 dias, estava entubada, sedada e com sonda. “Ela recebeu as cartinhas e começou a chorar, se sentiu amada e confortada. Se não fossem as cartas que fizemos, ela já teria desistido da vida. Então, é uma forma de nosso familiar se sentir seguro e confiante lá dentro”, diz, em agradecimento ao projeto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.