Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Idoso oferece aulas grátis de inglês em Curitiba (PR) e ganha vaquinha para publicar seus livros

A fotógrafa Fran Machoski estava andando na Feirinha do Largo da Ordem, na capital paranaense, quando se deparou com o senhor e sua placa na qual se lia 'Reforço de inglês – Aulas gratuitas'

Virtz|Do R7

Sr. Henrique caminha pelas ruas de Curitiba carregando sua plaquinha: ele dá aula grátis de inglês
Sr. Henrique caminha pelas ruas de Curitiba carregando sua plaquinha: ele dá aula grátis de inglês Sr. Henrique caminha pelas ruas de Curitiba carregando sua plaquinha: ele dá aula grátis de inglês

Há histórias que realmente são de aquecer o coração, como esta relatada pela fotógrada Fran Machoski em seu perfil no Instagram. Como Fran conta no post que viralizou, ela estava andando pela Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba (PR), quando encontrou o senhor Henrique, de 88 anos, carregando uma placa na qual se lia: "Reforço de inglês | Aulas gratuitas". "Ele tirou a máscara apenas para a foto", continua ela.

Intrigada com a cena, mas ainda desconfiada, Fran perguntou ao idoso como funcionavam as aulas, "já esperando que após a amostra grátis viesse algum tipo de combo pago". "Mas eu estava enganada... As aulas são realmente grátis", disse ela, no post.

A fotógrafa começou, então, a conversar com Henrique, que lhe contou que não cobra nada, mesmo, pelas aulas – nem o deslocamento ou a passagem de ônibus até a casa do aluno. 

Quando questionado sobre o motivo de fazer gesto tão solidário, Henrique respondeu: "Veja, eu quero ajudar quem não tem dinheiro para pagar. Eu não quero acumular. Acumular pra quê?".

Publicidade

Fran finaliza o post recomendando o trabalho do idoso, que a estimulou a "parar para contar esta história aqui, com os olhos marejados".

Os alunos interessados em aprender inglês com o senhor Henrique podem encontrá-lo, aos domingos, na Feira do Largo, próximo à Igreja da Ordem, em Curitiba (PR), entre 9h30 e 10h30, e marcar o melhor horário.

Publicidade

O site Razões para Acreditar, parceiro do R7, ajudou a divulgar a história, que viralizou e está encantando os internautas. Fran contou, em outro post, que descobriu que Henrique, mesmo com a idade avançada, encontra energia para fazer voluntariado, todos os dias. Ele fala nove idiomas e tem o sonho de publicar dois dicionários e um livro.

Segundo Fran, o idoso já tem "pronto, manuscrito, um dicionário português-árabe e italiano-árabe, apenas esperando uma oportunidade de publicar". Por causa disso, Henrique ganhou também uma vaquinha e agora mantém a esperança de realizar seu sonho e, assim, ajudar ainda mais gente a dominar outros idiomas. Quem quer contribuir, pode clicar aqui para doar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.