Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Instituto virtual ajuda mulheres a se recuperar de relações abusivas

Com atendimento online e acessível, Instituto Sérgio Lima dá apoio para recuperação de pessoas que sofrem com abuso e violência

Virtz|Do R7

Relacionamentos abusivos podem ser difíceis de terminar e deixam marcas emocionais
Relacionamentos abusivos podem ser difíceis de terminar e deixam marcas emocionais Relacionamentos abusivos podem ser difíceis de terminar e deixam marcas emocionais

A violência doméstica e os relacionamentos tóxicos e abusivos ainda são marcantes no Brasil, mesmo depois de 15 anos de aprovação da Lei Maria da Penha, pioneira na legislação brasileira a proteger as mulheres de situações de violência. Somente neste ano, alguns casos chocaram o país, como o da violenta agressão do DJ Ivis contra sua ex-esposa, Pamella Holanda. As imagens dele agredindo Pamella foram exibidas em rede nacional, e levaram Ivis para a cadeia.

Para ajudar pessoas que estão se recuperando de situações como essas, o terapeuta Sérgio Lima, especialista em relacionamentos abusivos, acaba de lançar um instituto que leva seu nome. O projeto, totalmente virtual, busca dar apoio, em diferentes níveis, a pessoas que saíram ou estão saindo de situações de violência e relações tóxicas e problemáticas.

Desde o lançamento oficial, na semana passada, o Instituto Sérgio Lima tem atendido cerca de 15 pessoas por dia, e a ideia é conseguir dar apoio a pelo menos 300 pessoas por mês. Os serviços, gratuitos ou a preços acessíveis, podem ser acessados no site oficial do projeto: institutosergiolima.com.br.

De atendimento terapêutico a assessoria jurídica

Sérgio está acostumado a lidar com vítimas de relacionamentos abusivos ou, no mínimo, tóxicos. Ele mesmo passou por uma relação desse tipo, como conta em seu livro mais recente, "Viva - Vença Relacionamentos Tóxicos", lançado no fim do ano passado.

Publicidade

Como o terapeuta afirma, as relações desse tipo são complexas e, muitas vezes, a denúncia contra o agressor é apenas o começo. "Depois, a mulher agredida precisa dar conta de reaprender a viver", afirma Sérgio. E foi justamente para ajudar nesse processo de cura e recuperação que o especialista decidiu criar o instituto, um ponto extra de apoio para quem sofre com esse tipo de abuso. 

Livro Viva - Vença Relacionamentos Tóxicos, de Sérgio Lima
Livro Viva - Vença Relacionamentos Tóxicos, de Sérgio Lima Livro Viva - Vença Relacionamentos Tóxicos, de Sérgio Lima

Assim, o Instituto Sérgio Lima oferece uma série de serviços, totalmente online, para ajudar quem está em processo de recuperação. Dentre os serviços disponíveis há sessões de atendimento terapêutico para tratamento emocional; aconselhamento jurídico; cursos informativos e profissionalizantes; grupos de apoio; orientação e recolocação profissional; e literatura sobre o tema para servir como orientação e primeiro passo uma vida nova.

Publicidade

A ideia é que esses serviços sejam gratuitos ou a preços populares, para que todas as pessoas que precisam de ajuda possam ser atendidas, independentemente de poder pagar ou não.

“O Instituto nasce porque, ao fim de um relacionamento abusivo, a mulher perde totalmente a sua identidade, o seu senso de capacidade e de merecimento. E muitas ficam sem nenhum tipo de recurso financeiro e não têm como custear um acompanhamento psicológico e de fortalecimento emocional. Por isso, muitas acabam voltando para o relacionamento abusivo pela falta de perspectiva”, explica Sérgio.

Publicidade

Qualquer pessoa que estiver precisando de apoio, mulheres ou homens, pode entrar em contato com a equipe do instituto no site oficial do projeto ou mandar um email para contato@institutosergiolima.com.br.

“O intuito do Instituto é justamente oferecer um fortalecimento em todas as áreas para que a pessoa possa retornar ao mercado de trabalho, retomar a sua autoestima, e se libertar de um relacionamento abusivo de uma vez por todas”, finaliza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.