Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem cria 'armadura' para proteger mulheres em radioterapia

Macinley Butson, de 18 anos, afirmou em entrevista que objetivo da invenção é ajudar o maior número de pessoas possível e não ganhar dinheiro

Virtz|Do R7

Macinley era adolescente quando se interessou pelos efeitos colaterais da radioterapia
Macinley era adolescente quando se interessou pelos efeitos colaterais da radioterapia Macinley era adolescente quando se interessou pelos efeitos colaterais da radioterapia

Aos 18 anos, a australiana Macinley Butson é considerada em seu país uma cientista de sucesso. Ainda na adolescência, ela teve a ideia de criar uma espécie de armadura para proteger do excesso de radiação mulheres que faziam sessões de radioterapia contra o câncer de mama.

“O objetivo desses dispositivos não é para ter ganho prórpio; é ser capaz de ajudar o maior número de pessoas possível ”, disse a jovem em entrevista a um jornal australiano. 

A invenção fez com que Macinley fosse premiada por diversas entidades de seu país. Chamado de Smart Armour, o escudo pode ser usado durante as sessões para deixar apenas a mama atingida pelo tumor exposta à radiação. 

A jovem sempre foi fascinada pela ciência — o pai e o irmão trabalham na área de física médica — e adquiriu especial interesse em estudar os efeitos colaterais da radioterapia após conversas com o pai. Ela também perdeu um membro da família vítima de câncer de mama, o que a motivou ainda mais. 

A ideia de criar a armadura surgiu quando assistiu a um filme que retratava a época medieval. A armadura desenvolvida por ela é capaz de barrar 75% da radiação que é emitida para outras partes do corpo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.