Virtz Jovem cria sebo virtual para pagar cursinho e consegue passar em universidade estadual

Jovem cria sebo virtual para pagar cursinho e consegue passar em universidade estadual

Helena Gabriela, de São Miguel Arcanjo (SP), inovou para juntar dinheiro e ingressar na Unesp; ela já vendeu mais de mil livros

  • Virtz | Alex Gonçalves, do R7*

Resumindo a Notícia

  • Aos 16 anos, jovem criou sebo online para poder pagar cursinho pré-vestibular
  • Helena Gabriela já vendeu mais de mil livros pela internet
  • Com o objetivo conquistado, a estudante está no 3º semestre de engenharia ambiental
  • Atualmente, ela é professora voluntária de redação no cursinho da Unesp
Helena  já cursa o 3º semestre de engenharia ambiental na Unesp

Helena já cursa o 3º semestre de engenharia ambiental na Unesp

Foto: Amanda Vitória Lara /Reprodução Instagram @__helenagabriela

Helena Gabriela Henrique do Nascimento, 19 anos, é natural de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. O grande sonho dela era ingressar no curso de engenharia ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), opção escolhida pela afinidade com a área da sustentabilidade.

Para alcançar o objetivo e conquistar uma vaga em uma universidade púbica, além de estudar em casa, ela precisava acompanhar as aulas em um cursinho pré-vestibular para garantir um bom rendimento no exame. Mas, sem dinheiro para pagar a mensalidade, Helena resolveu criar um sebo online com os livros que tinha em casa.

“Eu estava no 2º ano do ensino médio e percebi que as aulas e o material dos cursinhos eram melhores e com mais conteúdo do que o que eu tinha na minha escola. O problema é que eles eram caros. Foi quando tive a ideia de montar um sebo online para poder ganhar dinheiro e estudar ao mesmo tempo”, conta.

Helena observou que em sua cidade não havia nenhum sebo literário, nem real nem virtual. A ideia deu certo, e ela criou o Literário SMA (@_sebosma) — a sigla SMA reforçava a opção por atender apenas a população são-miguelense.

A página criada pela jovem empreendedora conta com as mais variadas categorias de livros: poesias, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, contos, biografias de astros internacionais, história, religião, carreiras, entre outras.

“Minha primeira publicação, em 2020, foi para contar o meu objetivo”, recorda, orgulhosa.

A ideia foi um sucesso, e o que começou no mundo virtual pulou para o físico: o sebo ganhou espaço em um centro cultural da cidade. “Participei de feiras e eventos aqui na região, e isso alavancou as vendas”, recorda. 

Sebo ganhou espaço em um centro cultural da cidade e já vendeu mais de mil livros

Sebo ganhou espaço em um centro cultural da cidade e já vendeu mais de mil livros

Divulgação

Amigos e familiares ajudaram a divulgar a página, e logo outras pessoas da cidade ficaram sabendo da novidade. Cerca de mil livros já foram vendidos até o momento.

Helena atingiu seu objetivo: pagou um cursinho e se preparou ao longo de um ano para o vestibular da Unesp. Aprovada, hoje ela está no 3º semestre do curso de engenharia ambiental no campus de Sorocaba, interior de São Paulo. Para ajudar outros estudantes como ela, tornou-se professora voluntária de redação no Gera Bixo, cursinho gratuito mantido pela universidade e destinado a alunos de baixa renda.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas