Virtz Médico 'vira' super-herói antes de cirurgia de crianças com câncer

Médico 'vira' super-herói antes de cirurgia de crianças com câncer

Ação ameniza a tensão do momento que antecede o procedimento, criando um ambiente mais descontraído e acolhedor para os pequenos

O médico anestesista Guilherme Portela Perfeito se veste de super-herói antes da cirurgia

O médico anestesista Guilherme Portela Perfeito se veste de super-herói antes da cirurgia

Divulgação/Graacc

Já imaginou uma criança ser recepcionada na porta do centro cirúrgico pelo seu personagem favorito no pré-operatório? No Hospital do GRAACC, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, é assim que o médico anestesista Guilherme Portela Perfeito recebe seus pacientes antes do procedimento.

"A intervenção cirúrgica de um paciente pediátrico é desgastante para toda a família. Sentimentos como medo, apreensão e ansiedade são frequentes e o momento de entrar na sala de cirurgia é quando eles mais estão presentes. O objetivo é que a presença de um super-herói traga mais leveza e magia para esta etapa do tratamento e o paciente tenha lembranças positivas do processo", explica Perfeito.

O médico teve a ideia de se fantasiar de um dos personagens infantis mais queridos pelas crianças depois de passar por situações de tensão com seus pequenos pacientes no pré-operatório. "Fiquei imaginando como criar uma memória positiva no ambiente hospitalar e acabei escolhendo a figura do super-herói. O intuito é que o paciente acredite que seu personagem está ali para bater um papo e descontrair o clima antes da cirurgia", ressalta.

Devido ao rigoroso processo de desinfecção para entrada no centro cirúrgico, Perfeito se caracteriza e recepciona as crianças no hall e em seguida, faz o processo de higienização e troca de roupa para efetuar o procedimento de anestesia. Sua rotina no hospital consiste em anestesias para os mais diversos procedimentos cirúrgicos realizados pelo GRAACC: como implantes ou retiradas de cateteres; cirurgias abdominais e ressecções de tumores no abdômen, procedimentos oftalmológicos, cirurgias plásticas, entre outros. Por mês são realizados, em média, 120 procedimentos cirúrgicos no local.

"Somos um hospital de oncologia pediatria que tem como princípio e essência o acolhimento de nossos pacientes e seus pais. Nos alegra muito quando um médico se propõe a criar ações que possam trazer bem-estar e conforto de absolutamente todas as pessoas que frequentam o GRAACC e que extrapola nossas iniciativas de humanização do atendimento hospitalar. Esperamos que essas iniciativas sejam cada vez mais frequentes nos ambientes hospitalares", diz André Negrão, CEO do GRAACC.

Últimas