Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meninas do Complexo do Alemão ganham bolsa de estudo para a escola do Teatro Bolshoi

Elas também conseguiram as passagens aéreas e devem mudar com as mães para Joinville em 2023

Virtz|Do R7

Maria Eduarda e Alessandra aprovadas para o Bolshoi
Maria Eduarda e Alessandra aprovadas para o Bolshoi Maria Eduarda e Alessandra aprovadas para o Bolshoi

Duas meninas moradoras do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, vão realizar um sonho: estudar balé na escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina. As pequenas bailarinas conseguiram as passagens aéreas e vão se mudar de mala e sapatilhas para o Sul em janeiro.

Rosiane Guedes Costa é mãe de Alessandra Vitória Costa das Chagas, de apenas 10 anos, e uma das contempladas com a bolsa de estudo de 8 anos. "Minha filha tinha apenas 3 anos quando pediu para fazer balé", conta. "Eu não sei como nasceu esse desejo dela, moramos em uma comunidade, não temos referência na família e essa conquista trouxe uma felicidade enorme para todos nós."

Alessandra e Maria Eduarda Ferreira de Figueiredo, as duas contempladas com as bolsas de estudo, participam do projeto Vidançar que oferece aulas de balé, além de oficinas de reforço escolar, de audivisual, contação de histórias, xadrez e até costura — de onde saem os uniformes e figurinos.

No projeto, os participantes também são preparados para as audições da escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, e para a escola de dança Maria Olenewa do Teatro Municipal do Rio. "As meninas participaram das audições, foram aprovadas, mas elas não teriam como viajar", conta Ellen Serra, idealizadora e produtora do Vidançar.

Publicidade

Como as famílias não teriam como arcar com os custos das passagens aéreas, Ellen disparou e-mails para as companhias aéras e empresas de transporte. "São famílias em situação de vulnerabilidade e a Latam se comprometeu a doar as passagens."

O Bolshoi exige que até fevereiro, as crianças estejam matriculadas em uma escola e tenham um endereço fixo. Para auxiliar nesse processo, mães que já vivem com seus filhos em Joinville auxiliam as mães que estão chegando à cidade.

Publicidade

Rosiane e Alessandra vão mudar completamente de vida a partir de janeiro. "Duas mães têm me ajudado, principalmente a encontrar uma casa para morarmos", explica. "Eu pedi demissão do meu emprego e estou procurando um trabalho lá para acompanhar a minha filha; meu marido e meu filho mais velho vão ficar no Rio por enquanto."

Para se manter nesse período de mudança, Rosiane criou uma vaquinha online para arrecadar recursos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.