Virtz Menino de 5 anos inicia doação de marmitas para pessoas de rua

Menino de 5 anos inicia doação de marmitas para pessoas de rua

A ação foi ideia de Miguel, filho da chef Aline Marinho; hoje, eles entregam 250 marmitas por fim de semana e farão ação especial para o Natal

  • Virtz | Luciana Mastrorosa, do R7

Miguel quebrou o cofrinho para oferecer ajuda a moradores de rua

Miguel quebrou o cofrinho para oferecer ajuda a moradores de rua

Divulgação/Arquivo Pessoal

O pequeno Miguel, de apenas 5 anos, é filho da chef de cozinha Aline Marinho, do Churrasdelas, que presta consultoria e realiza workshops e eventos principalmente ligados ao mundo do churrasco.

Acostumado a ver a mãe envolvida com o preparo de comida, um dia propôs a ela que entregassem marmitas para moradores de rua. A ação deu tão certo que, neste domingo (20), as doações terão um gostinho a mais: além das marmitas, serão entregues também panetones e presentes.

As marmitas, bem reforçadas, são entregues todos os domingos

As marmitas, bem reforçadas, são entregues todos os domingos

Divulgação/Arquivo Pessoal

"Essa ação começou com o Miguel. Um dia a gente estava almoçando e ele falou pra mim 'mãe, você podia fazer umas marmitas para entregar para as pessoas da rua, né? Mas não pode cobrar, porque elas não têm dinheiro'", conta ela.

Equipe reunida para a entrega

Equipe reunida para a entrega

Divulgação/Arquivo Pessoal

"Então perguntei de onde ele tinha tirado essa ideia e ele comentou: 'ah, é tanta gente que precisa, que a gente passa de carro e vê na rua e elas não têm o que comer'. Eu concordei", lembra ela.

Empenhado com a ideia, Miguel quebrou o cofrinho e deu todo o dinheiro da mesada para a mãe comprar os insumos.

Ela disse que não precisava mas, mesmo assim, ele insistiu. Aline levou a ação do filho adiante e compraram os primeiros ingredientes e embalagens para fazer as marmitas. Começaram com 30 unidades e, hoje, entregam 250 delas todo fim de semana, na região central da cidade de São Paulo.

"Começamos dessa forma, daí os amigos ficam sabendo, querem ajudar. E hoje a gente consegue entregar um kit completo, não só a marmita, mas também água, fruta, talher e guardanapo", diz Aline. As entregas ocorrem sempre aos domingos.

A ação começou há quatro meses e agora, para o Natal, eles vão fazer um cardápio mais elaborado para oferecer uma ceia com presente para o pessoal do centro, logo atrás do Teatro Municipal.

Miguel ajuda também na entrega das marmitas

Miguel ajuda também na entrega das marmitas

Divulgação/Arquivo Pessoal

"Resolvemos fazer uma ação um pouco diferente, conseguimos levantar doações para entregar com a fruta, a água, kit de higiene, panetone, brinquedo", afirma a chef.

Hoje, além de Miguel e Aline, mais três pessoas são responsáveis pela produção das marmitas. Vanessa Pinheiro, Joana Angelica e Elaine Alves uniram esforços para cozinhar, montar as marmitas e entregá-las pessoalmente para a população de rua.

"É claro que várias pessoas ajudam, têm os que auxiliam na produção da comida, os que doam os mantimentos, tem gente que ajuda financeiramente, outros na entrega. Tem várias formas de ajudar, o que a gente pede mesmo é que seja de coração", diz Aline. Quem quiser colaborar com essa ação solidária, pode entrar em contato no Instagram do Projeto Colibri.

Últimas