Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aplicativo de transporte aceita pedidos de corridas via WhatsApp

Parceria da 99 com aplicativo de mensagens permite que os usuários peçam carro sem precisar baixar o app no smartphone

No Corre 99|Renato Fontes, Do R7 Conteúdo e Marca

De acordo com a Panorama Mobile Time/Opinion Box, WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil
De acordo com a Panorama Mobile Time/Opinion Box, WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil De acordo com a Panorama Mobile Time/Opinion Box, WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil

Engana-se quem pensa que o WhatsApp é útil apenas para a troca de mensagens instantâneas ou chamadas de vídeo. Desde outubro de 2020 é possível pedir corrida de carro da 99 pelo aplicativo de conversa.

De acordo com uma recente pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil. "Quem tem restrições de uso de internet ou pouca memória de celular pode facilmente pedir um carro de aplicativo de maneira simples e rápida", explica a empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana.

Para solicitar uma corrida, o usuário deve adicionar o número oficial da 99, o (11) 99797-9090 na agenda do smartphone e enviar uma mensagem para o contato, que mandará um passo a passo. Por enquanto, o pagamento é aceito apenas em dinheiro, na modalidade 99Pop.

Essa funcionalidade está presente em 15 cidades espalhadas pelo Brasil: Araraquara, São Carlos e Bauru, no interior de São Paulo; Curitiba, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá e Toledo, no estado do Paraná; e em Campina Grande (PB), Maceió (AL), Teresina (PI) e Vitória da Conquista (BA).

Publicidade

Silvana Gomes, 52 anos, atua desde 2017 como motorista parceira da 99 na cidade de São Paulo. Ela aprova mais essa opção. “Facilita para o passageiro, pois a pessoa não vai precisar entrar no aplicativo para chamar a corrida. Assim, teremos uma demanda maior”, afirma Silvana.

Brayan Chudo é morador de São Carlos (232 km de SP), uma das cidades em que o chamado de corrida da 99 por WhatsApp está disponível. O jovem costuma usar o app para chegar ao trabalho. “Essa opção é necessária hoje em dia. Ela veio para ficar”, diz Brayan.

Publicidade

Como pedir um carro da 99 por WhatsApp?

Não é preciso baixar o aplicativo da 99. As corridas só aceitam dinheiro como método de pagamento e a modalidade é a 99Pop. Se você mora em uma das cidades contempladas com essa funcionalidade, basta seguir o passo a passo abaixo:

Publicidade

1. Adicione o contato (11) 99797-9090 em seu smartphone e envie uma mensagem de texto para esse número. É importante atentar para o selo de certificação do perfil (ícone verde logo abaixo da identificação do contato), garantindo que esteja solicitando a corrida pelo número oficial da 99.

2. Em seguida, a tecnologia interage e confirma se o passageiro já tem ou não cadastro na 99. Caso seja o primeiro acesso, o usuário é redirecionado a uma página para informar seus dados, que serão checados.

3. Depois, informe o local de destino e embarque via chat, inserindo o endereço por extenso ou optando por acessar o mapa de localização e compartilhando sua localização fixa. Até aqui é possível confirmar, corrigir ou cancelar a corrida.

4. Confirmada a viagem, o usuário recebe via WhatsApp a previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo. Quando o trajeto for iniciado, o percurso é monitorado para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto.

5. Ao final da corrida, o cliente recebe no aplicativo de mensagens o valor a ser pago em dinheiro ao motorista parceiro.

Como funciona para o motorista?

Não há grandes alterações para o motorista. Ao final da corrida, o motorista da 99 deverá cobrar o valor que aparece em seu celular. Caso não queira realizar corridas pagas em dinheiro, o profissional poderá desabilitar esse método de pagamento em seu aplicativo.

De acordo com a 99, “as corridas pedidas por WhatsApp contam com funcionalidades de segurança do app do começo ao fim e com investimentos em inteligência artificial para prevenir incidentes antes mesmo que eles aconteçam. Todos os passageiros precisam obrigatoriamente informar o CPF para solicitar uma corrida”, afirma a empresa.

Ainda segundo a empresa, a corrida é monitorada via GPS para detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto. “A empresa de transporte por aplicativo ainda conta com seguro contra acidentes pessoais e disponibiliza central de atendimento 24h para situações de emergência”, afirma a 99.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.