Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Região Sul do Brasil recebe app de caronas de gigante da tecnologia

99Carona chega com a proposta do compartilhamento de assentos vazios no carro próprio em trajetos que já seriam feitos pelo dono do veículo

No Corre 99|Do R7

Sistema de carona compartilhada da 99 reduz custos e otimiza trânsito nas cidades do Sul
Sistema de carona compartilhada da 99 reduz custos e otimiza trânsito nas cidades do Sul Sistema de carona compartilhada da 99 reduz custos e otimiza trânsito nas cidades do Sul

Moradores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já conseguem compartilhar viagens com o próprio carro, dividir os custos dela e ainda contribuir para a melhora do trânsito com a expansão do 99Carona.

Por meio do app 99, a empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência recebe o cadastro no app de pessoas comuns que não querem trabalhar atrás do volante, mas apenas oferecer caronas para passageiros que vão a um mesmo lugar que elas e dividir os custos. Essa funcionalidade está disponível para toda Região Sul do país para smartphones de sistemas Android ou iPhone (iOS).

De acordo com a empresa, o objetivo é melhorar o trânsito nas cidades, gerar economia para condutor e passageiro, fomentar o senso de comunidade e reduzir os índices de poluição por ter menos carros nas ruas.

“Estamos falando sobre uma opção de transporte com um potencial extraordinário no Brasil e que se diferencia dos demais produtos de mobilidade da 99 por se tratar do compartilhamento entre pessoas comuns. Estamos entusiasmados por empoderar a comunidade de caronas trazendo mais acessibilidade e economia para toda a Região Sul do país por meio de uma plataforma prática e segura”, afirma Igor Soares, gerente sênior de Operações na 99.

Publicidade

O sistema está em operação desde o início do ano exclusivamente em Porto Alegre (RS) e em Florianópolis (SC). Desde então, segundo a 99, o 99Carona já cresceu quase 600% em volume de caronas, tanto como opção de caronas urbanas (trechos cotidianos), quanto para viagens intermunicipais ou até interestaduais, uma vez que possibilita caronas para fora do estado. “Ainda que em fase piloto, o 99Carona já mostra sinais de crescimento acelerado e sólido, com números diários de caronas que já ultrapassam o que notamos em publicações sobre este mercado no Brasil”, comemora Soares.

Mas qual a vantagem?

Publicidade

O condutor que compartilha os assentos do seu carro próprio em uma viagem no 99Carona divide os custos - como combustível e pedágio - com o passageiro (esse cálculo é feito automaticamente por meio da tecnologia da 99 e é informado para ambos antes mesmo do início da carona). Já o passageiro, tem uma opção de mobilidade mais barata justamente por arcar apenas com uma parcela dos custos da viagem, além da comodidade de chegar ao destino de forma rápida, com conforto e segurança.

Como pedir ou oferecer uma carona pela 99?

Publicidade

O condutor que deseja ofertar caronas deve se cadastrar no site da 99 e fornecer os dados do CPF, carteira de habilitação e documento do carro. Depois de enviar os documentos, em até dois dias úteis é liberado o acesso, se aprovado.

Já o passageiro deve baixar o tradicional app da 99 no smartphone, se cadastrar e, quando precisar de uma carona, publicar um pedido de carona no app, colocando o endereço de embarque (que pode ser o endereço de casa ou ponto de encontro) e o destino final. É possível também escolher a carona em uma lista que condutores já publicaram, avaliando, assim, quem está indo na mesma direção.

Esse agendamento deve ser feito com, pelo menos, 15 minutos de antecedência, para que o condutor identifique o trajeto e possa aceitar. Segundo a 99, outro grande diferencial é a diversidade do formato de pagamento, já que pode ser feito com cartão de crédito, Pix ou em dinheiro diretamente ao condutor.

Segurança do 99Carona

Para o combate à Covid-19, a 99 orienta o uso de máscara, circular com os vidros abertos e higienizar as mãos. Além disso, o app possui métodos rigorosos de confirmação de cadastro, como verificação de antecedentes criminais e mais de 40 funcionalidades de segurança já utilizadas nos demais produtos oferecidos pela empresa em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.