Congresso gratuito aborda como evitar relacionamentos abusivos e lidar com eles
Reprodução/PexelsNeste Dia Internacional da Mulher (8), ainda há muito que discutir e debater sobre um tema delicado: a violência doméstica e os relacionamentos tóxicos e abusivos. Para celebrar a data, o Instituto Sérgio Lima, de São Paulo (SP), promove o I Congresso Juntos Contra o Relacionamento Abusivo. O evento, online e gratuito, ocorre de 8 a 10 de março, com programação repleta de especialistas para debater o assunto e dar orientações.
"A gente buscou organizar o primeiro congresso justamente no Dia da Mulher porque, nos últimos anos, o número de relacionamentos abusivos, de feminicídios, de agressão à mulher, de violência doméstica, tem crescido absurdamente", diz ele.
"E nosso instituto vem trazer uma atitude preventiva contra o relacionamento abusivo, alertando a todas as pessoas sobre como detectar, como trabalhar as questões emocionais, o impacto que esse relacionamento pode trazer para a sociedade como um todo e como as pessoas podem identificar e se prevenir no que diz respeito a entrar num relacionamento com características abusivas", acrescenta o terapeuta.
Sérgio convidou um time de especialistas que abordam temas pertinentes dentro do universo dos relacionamentos. As inscrições para o congresso são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Neste primeiro dia, às 19h30 a advogada de família Claudia Godoy dá um workshop sobre os direitos da mulher. E, às 21h00, a dra. Elizabeth Zamerul fala sobre a cura da criança interior.
Nesta quarta-feira (9), destaque para o workshop "A mente da mulher moderna", com a psicóloga clínica Fernanda Cruz, e a palestra "A estrutura familiar do abuso", com a psicoterapeuta Taryana Rocha.
No último dia, Fernanda Cani, psicanalista e diretora do Instituto Sérgio Lima, traz o workshop com o tema "amadurecimento e autoestima". E, por fim, o congresso se encerra com o próprio Sérgio Lima palestrando sobre como quebrar o ciclo do abuso.
"É um evento em que nós buscamos trazer à sociedade esclarecimento e um impacto positivo para que as pessoas possam, sim, cuidar de seus relacionamentos e de suas emoções e ter uma vida melhor e mais saudável como um todo", finaliza Sérgio.