Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONG converte doações em livro e brinquedo para o Dia das Crianças

A cada R$ 35, o doador presenteia uma criança que está sendo tratada pela Operação Sorriso na Casa da Criança, no Pará

Virtz|Do R7

ONG lança campanha para presentear crianças do Pará com brinquedos e livros
ONG lança campanha para presentear crianças do Pará com brinquedos e livros ONG lança campanha para presentear crianças do Pará com brinquedos e livros

Ajudar o próximo nunca é demais, ainda mais quando se trata de uma criança com sorriso no rosto. Pensando nisso, em comemoração ao Dia das Crianças, a Operação Sorriso - que atende e opera gratuitamente pessoas com fissuras no lábio e no céu da boca - acaba de lançar uma campanha de doação inspirada na data, celebrada em 12 de outubro.

A cada doação no valor de R$ 35, uma criança será presenteada com um brinquedo, doado pela Hasbro, uma das principais parceiras da associação, além de ganhar um exemplar do livro O Sorriso de Maria, de Gustavo Galvão.

A publicação conta a história de uma garota que nasceu com uma fissura no lábio: Maria é uma menina alegre que tem, em seu sorriso, o superpoder de levar a felicidade a todos que estão ao seu redor. Em seu primeiro dia na escola, ela conhece Artur e, ao vê-lo triste, decide que é a hora de usar o seu dom especial.

A meta é presentear 125 crianças da Casa da Criança, instituição parceira na cidade de Santarém (PA). As doações podem ser feitas até o dia 12 de outubro via cartão de crédito ou PayPal - diretamente no site.

Publicidade

Operação Sorriso

Maria, uma das crianças atendidas pela Operação Sorriso
Maria, uma das crianças atendidas pela Operação Sorriso Maria, uma das crianças atendidas pela Operação Sorriso

No Brasil, uma a cada 650 crianças que nascem vivas têm algum tipo de fissura no lábio ou no céu da boca, segundo informações do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP (Universidade de São Paulo).

Foi para ajudar essas pessoas que nasceu a Operação Sorriso, uma ONG (Organização não-governamental) que reúne profissionais de 60 países e atua no Brasil desde 1997. A partir daí, já foram realizadas 79 missões humanitárias em 16 cidades de 12 estados do país.

Publicidade

Crianças e adultos de qualquer idade são operadas gratuitamente durante as missões, seguindo rígidos padrões globais de atendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Para realizar a ação, a associação conta com um time de 232 profissionais voluntários da saúde e de outras áreas, reúne suprimentos e toda a estrutura cirúrgica, inclusive os equipamentos, para as regiões mais remotas do país, onde há poucos centros de tratamento especializados. 

Publicidade

Pelo direito ao sorriso

O dentista Carlos Freitas Bezerra de Menezes é um desses voluntários, desde 2006. Em entrevista ao R7, ele destacou a importância do trabalho realizado pela Operação Sorriso:

“Nosso rosto e sorriso são a porta de entrada para conseguir interagir com outras pessoas. Então, se você tem algo que é considerado um defeito na região da face, as pessoas dão muita importância”, pondera.

O profissional acrescenta que as próprias crianças se percebem como diferentes e criam barreiras para evitar outras pessoas. “Tem famílias que querem proteger os filhos do preconceito e os deixam reclusos dentro de casa”, afirma.

Em sua tese de mestrado, Bezerra estudou as alterações dentárias em indivíduos com fissura labial ou palatina, com base em pacientes do Hospital Menino Jesus, em São Paulo (SP)

Ele identificou que mais de 85% dos pacientes com fissuras apresentam pelo menos um tipo de alteração dentária. A mais comum foi a falta de alguns dentes específicos. “Isso prejudica a mastigação, a deglutição e até mesmo a fala”, explica. O dentista diz que crianças com fissuras devem fazer acompanhamento médico desde cedo com dentistas e fonoaudiólogos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.