Virtz ONG oferece aulas de português para refugiados e migrantes

ONG oferece aulas de português para refugiados e migrantes

A ação virtual da Visão Mundial irá beneficiar 220 venezuelanos. O intuito é ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho e a superar a crise migratória

  • Virtz | Do R7

ONG oferece aulas online de português para venezuelanos no Brasil

ONG oferece aulas online de português para venezuelanos no Brasil

Pew Nguyen/Pexels

A partir desta quarta-feira (29), a organização não-governamental Visão Mundial irá oferecer aulas virtuais de língua portuguesa para refugiados e migrantes venezuelanos para ajudá-los em sua inserção no mercado de trabalho. Serão 220 pessoas beneficiadas pela ação.

As aulas serão ofertadas para refugiados e migrantes que vivem em Roraima. A ONG vai disponibilizar computadores e tablets para as aulas virtuais nos abrigos e Ocupações Espontâneas onde os migrantes vivem.

Além deste projeto, a Visão Mundial irá oferecer aulas de capacitação em Logística para 100 pessoas e aula de libras para 20 migrantes a partir do dia 3 de agosto. 

Até o momento, mais de mil venezuelanos estão cadastrados em Boa Vista. Entre eles, 340 já iniciam as aulas ofertadas neste mês.

Após as aulas, a ONG irá ajudar na emissão de currículos profissionais, Carteira de Trabalho Digital e cadastro no BNE (Banco Nacional de Empregos). O projeto já ajudou a emitir 1.011 carteiras de trabalho digitais e cadastrar 626 currículos no BNE.

Resposta à crise migratória durante a pandemia

Com a pandemia da covid-19, a Visão Mundial reformulou sua maior operação em resposta à emergência da crise migratória. Para isso, a organização assinou um contrato com o Bureau of Population, Refugees and Migration (State PRM) do Governo dos Estados Unidos para executar o projeto Ven, Tú Puedes! (Vem, Você Pode, na tradução para o português), que fornece assistência à subsistência e visa aumentar a renda familiar de 7.200 venezuelanos, entre 18 e 35 anos, que vivem nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

A Visão Mundial Brasil é uma organização não-governamental que integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países.

No Brasil, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde, proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania.

Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade.

Últimas