Ônibus com wi-fi leva aprendizado virtual para alunos em casa

Alguns alunos de escolas públicas não tinham internet em casa e receberam a oportunidade de assistir as aulas online por meio dos transportes escolares

Ônibus equipados com internet está ajudando crianças para voltarem a estudar

Ônibus equipados com internet está ajudando crianças para voltarem a estudar

Reprodução/Instagram southbendcsc

Jane Hall não tinha condições de ter internet boa em casa para seus filhos estudarem de modo virtual. A mulher que mora em South Bend, Indiana, nos Estados Unidos, viu um ônibus escolar estacionado regularmente em seu bairro e alguns colegas do seu filgo em volta e resolveu perguntar do que se tratava já que as escolas estavam fechadas. O motorista explicou que o ônibus estava fornecendo wi-fi e deu instruções sobre como acessá-lo.

O ônibus que Jane e seu filho viram do lado de fora de sua casa é um dos 35 implantados em South Bend, estacionados do lado de fora de complexos de apartamentos, prédios escolares e parques para levar wi-fi para famílias que não têm em casa.

Rene Sanchez, superintendente assistente de operações em South Bend, disse que a ideia de ônibus escolares com internet era na verdade um projeto de trabalho antes do surto de coronavírus, parte de um plano original para permitir que os alunos com longos períodos de deslocamento e eventos esportivos durante o horário escolar utilizar o tempo de trânsito.

Alguns ônibus também seriam colocados perto de famílias que não tinham acesso a uma conexão boa em casa. Em agosto, 35 ônibus foram implantados em toda a cidade para fornecer internet aos alunos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Algumas famílias trazem suas próprias cadeiras, outras dirigem até o local e ficam em seus carros, mas muitas podem ficar em suas casas. O conselho escolar já aprovou financiamento para adicionar mais 14 ônibus à sua frota em um futuro próximo e, eventualmente, espera que todos os 200 ônibus do distrito sejam equipados com wi-fi.