Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palhaços Sem Fronteiras Brasil começam sua campanha de Natal

Em dezembro, a organização realiza ações para arrecadar fundos para as atividades a serem realizadas no próximo ano

Virtz|Do R7

Equipe dos Palhaços Sem Fronteiras salta das telas para as ruas e retoma espetáculos
Equipe dos Palhaços Sem Fronteiras salta das telas para as ruas e retoma espetáculos Equipe dos Palhaços Sem Fronteiras salta das telas para as ruas e retoma espetáculos

A Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil retoma suas ações presenciais com o “Ocupa Riso - Da Tela pra rua”, neste mês de dezembro. O projeto é financiado pelo Sida por meio do Forum Civ, em colaboração com a Clowner Utan Granser - Palhaços Sem Fronteiras Suécia.

Com atividades gratuitas, as seis companhias de palhaçaria Gira Gira Brincadeiras, Rainhas do Radiador, Catappum, Cia dos Tortos, Cia Pé no Asfalto e Teto, Trampo e Tratamento,

realizaram 16 espetáculos e levaram alegria e diversão para cerca de 840 pessoas de diferentes comunidades e ocupações em São Paulo.

“As comunidades nos recebem com muito carinho, alegria e se mobilizam para que as

Publicidade

apresentações aconteçam da melhor forma possível. Buscam cadeiras, limpam o espaço, convidam outras pessoas para participar", diz Aline Hernandes, coordenadora do Ocupa

Riso.

Publicidade

"Esse movimento gera curiosidade e agita a comunidade toda. Escutamos histórias, as crianças tentam fazer igual o que acabaram de assistir. E, neste momento de retomada das ações presenciais, temos notado uma grande necessidade nessa troca de experiências, afetos e boas risadas, tanto que, ao final das apresentações, o que mais ouvimos é 'quando vocês voltam?'", completa ela.

Levando sorriso à população carente

Por meio da palhaçaria e do circo, os grupos procuraram estabelecer um encontro cheio de acolhimento e afetividade para as populações em situação de vulnerabilidade social, que foram fortemente impactadas pela pandemia.

Publicidade

Além de inspirar a população através do riso, o projeto incentiva a ressignificação do espaço público para que as pessoas possam rir e se divertir juntas, como uma forma de resistir a tantas adversidades.

As ações foram realizadas no Jardim São Marcos e Jardim Santa Júlia, em Itapecerica da Serra (SP); Parque Imigrantes, Aldeia Guyrapaju e Aldeia Brilho do Sol, em São Bernardo do Campo (SP); Jardim Oratório, Vila Mercedes e Vila Bocaina, em Mauá (SP); Cracolândia, Quebrada da Malvina, Sapopemba, Ocupação Jardim do Pinheiral e Ocupação Jardim da União, na capital paulista; e Ocupação Esperança, em Osasco (SP).

“O Ocupa Riso surgiu em 2016, como um projeto constante de diálogo com as populações

que vivem na luta pela garantia de seus direitos de moradia e de vida digna. As apresentações de circo são realizadas uma vez por mês, de forma contínua e rotativa, em cerca de 15 territórios da grande São Paulo. Acompanhar os desenvolvimentos dessas lutas é um privilégio que temos ao realizar esse projeto e uma troca de imenso valor para a organização”, finaliza Aline Hernandes.

Para participar da Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil, basta acessar o site da organização e fazer a sua colaboração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.