Equipe dos Palhaços Sem Fronteiras salta das telas para as ruas e retoma espetáculos
Ricardo Avellar/DivulgaçãoA Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil retoma suas ações presenciais com o “Ocupa Riso - Da Tela pra rua”, neste mês de dezembro. O projeto é financiado pelo Sida por meio do Forum Civ, em colaboração com a Clowner Utan Granser - Palhaços Sem Fronteiras Suécia.
Com atividades gratuitas, as seis companhias de palhaçaria Gira Gira Brincadeiras, Rainhas do Radiador, Catappum, Cia dos Tortos, Cia Pé no Asfalto e Teto, Trampo e Tratamento,
realizaram 16 espetáculos e levaram alegria e diversão para cerca de 840 pessoas de diferentes comunidades e ocupações em São Paulo.
“As comunidades nos recebem com muito carinho, alegria e se mobilizam para que as
apresentações aconteçam da melhor forma possível. Buscam cadeiras, limpam o espaço, convidam outras pessoas para participar", diz Aline Hernandes, coordenadora do Ocupa
Riso.
"Esse movimento gera curiosidade e agita a comunidade toda. Escutamos histórias, as crianças tentam fazer igual o que acabaram de assistir. E, neste momento de retomada das ações presenciais, temos notado uma grande necessidade nessa troca de experiências, afetos e boas risadas, tanto que, ao final das apresentações, o que mais ouvimos é 'quando vocês voltam?'", completa ela.
Por meio da palhaçaria e do circo, os grupos procuraram estabelecer um encontro cheio de acolhimento e afetividade para as populações em situação de vulnerabilidade social, que foram fortemente impactadas pela pandemia.
Além de inspirar a população através do riso, o projeto incentiva a ressignificação do espaço público para que as pessoas possam rir e se divertir juntas, como uma forma de resistir a tantas adversidades.
As ações foram realizadas no Jardim São Marcos e Jardim Santa Júlia, em Itapecerica da Serra (SP); Parque Imigrantes, Aldeia Guyrapaju e Aldeia Brilho do Sol, em São Bernardo do Campo (SP); Jardim Oratório, Vila Mercedes e Vila Bocaina, em Mauá (SP); Cracolândia, Quebrada da Malvina, Sapopemba, Ocupação Jardim do Pinheiral e Ocupação Jardim da União, na capital paulista; e Ocupação Esperança, em Osasco (SP).
“O Ocupa Riso surgiu em 2016, como um projeto constante de diálogo com as populações
que vivem na luta pela garantia de seus direitos de moradia e de vida digna. As apresentações de circo são realizadas uma vez por mês, de forma contínua e rotativa, em cerca de 15 territórios da grande São Paulo. Acompanhar os desenvolvimentos dessas lutas é um privilégio que temos ao realizar esse projeto e uma troca de imenso valor para a organização”, finaliza Aline Hernandes.
Para participar da Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil, basta acessar o site da organização e fazer a sua colaboração.