Queimadas no Pantanal batem recorde
Rogerio Florentino/EFE - 02.09.2020Devido às queimadas no Pantanal e à grande devastação do local produzida pelo fogo que tem fugido ao controle, uma campanha nacional será lançada com o objetivo de arrecadar fundos para a preservação da fauna atingida.
A iniciativa é do Buzzmonitor, plataforma de gestão de mídias sociais e atendimento, e irá beneficiar o Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil. A ONG trabalha pelo equilíbrio do meio ambiente desde 2005.
A plataforma pretende ajudar na divulgação do trabalho e das pesquisas do instituto, visando aumentar a visibilidade nacional da entidade e, assim, alavancar o número de doações ou patrocínios.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas em julho, o Pantanal registrou 1.684 pontos de queimadas — o índice mais alto desde que o órgão passou a medi-lo, em 1998. Uma análise do acumulado do ano — de janeiro a agosto — mostra que os incêndios já atingiram cerca de 12% da área total do bioma, ou seja, 18.646 km².
Para Flávia Miranda, presidente do Instituto Tamanduá, a união dos esforços vai colaborar com ações de restauração de ambientes ameaçados como a Mata Atlântica e os Manguezais, sendo possível realizar a gestão de áreas degradadas pelas queimadas no Pantanal. "Juntos pretendemos gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente", afirma ela.
Tamanduá em área queimada do Pantanal
Carlos Ezequiel Vannoni/EFE - 17.09.2020Além disso, a preservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira, como os tamanduás, é outra causa que receberá ajuda.
A entidade usará o recurso doado para compra de equipamentos veterinários e materiais necessários para os cuidados com os animais.
"Os profissionais estão trabalhando duríssimo, dia e noite, fazendo o que podem com muito pouco em suas mãos", explica Flávia.
A campanha terá início na quinta-feira (15) e as doações podem ser feitas pelo site do instituto.
Elisandra Pessiole, diretora administrativa do Buzzmonitor, diz que a campanha surge como resposta urgente diante das queimadas do Pantanal. A empresa, que já doou uma quantia de R$ 10 mil à entidade, pretende sensibilizar o maior número de pessoas para a causa do Instituto, que completa 15 anos em 2020.
"O mascote do Buzzmonitor, Tami, é um tamanduá. Sempre simpatizamos com a causa, além de poder contribuir com pesquisas muito importantes nessa área", comenta a diretora da plataforma.
O Instituto também vai utilizar parte dos recursos levantados para contribuir
com as brigadas de incêndios na compra de equipamentos de combate ao fogo e EPIs para os brigadistas que estão atuando nas frentes no Pantanal Sul. Os itens incluem botas, calças, camisas, luvas etc resistentes ao fogo, capacetes, óculos especiais para a proteção, bombas d'água, mangueiras, motosserras, sopradores, pás e enxadas.