Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parceria estimula acesso de idosos a passeios turísticos e culturais

Ação conjunta de Ministério com a prefeitura de Barueri (SP) permitirá que população participe de atividades recreativas

Virtz|Do R7

Idosos terão acesso a atividades recreativas
Idosos terão acesso a atividades recreativas Idosos terão acesso a atividades recreativas

Uma parceria entre a prefeitura de Barueri (SP) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) pretende promover a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social de idosos do município por meio da oferta a atividades recreativas e passeios turísticos e culturais.

Entre as ações previstas para contemplar homens e mulheres desse grupo etário, destacam-se 10 passeios culturais para aqueles que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Parque da Maturidade José Dias da Silva, além de 10 trajetos turísticos em determinadas regiões do município e também da região metropolitana de São Paulo.

Leia também

Para que a ação seja colocada em prática, foram destinados cerca de R$ 291 mil para a aquisição de transporte voltado para os idosos da cidade. Desse montante, R$ 150 mil foram oferecidos pelo MMFDH e o restante veio diretamente da prefeitura. 

“Nós valorizamos iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável. O desenvolvimento e autonomia da pessoa idosa devem abranger também o lazer, visando à melhoria da qualidade de vida”, afirma Antonio Costa, titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH).

Publicidade

Passeios e inclusão

A ação prevê também passeios até escolas municipais para que os idosos desenvolvam atividades de atividades de interação com diferentes gerações, incluindo trocas de experiências culturais, artísticas e de saberes.

Barueri já conta com o Parque da Maturidade José Dias da Silva desde 2008. Vinculado à prefeitura, o centro de convivência instalado no parque atende a população idosa local, estimada em cerca de 30 mil pessoas. O parque oferece atividades nas áreas de saúde, cidadania, lazer, turismo, cultura, educação, esporte, convivência social e cultural. Além disso, os idosos têm acesso a inclusão digital, avaliações médicas, gincanas, passeios e eventos comemorativos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.