Associação do Amigo Animal: ação familiar se tornou projeto social em Curitiba (PR)

A ONG abriga mais de mil animais, entre cães e gatos, e é mantida com doações e com o apoio do Instituto PremieRpet®

Voluntários se organizando para alimentar os animais

Voluntários se organizando para alimentar os animais

Divulgação/ Associação do Amingo Animal

Cuidar de animais abandonados é uma tradição na família Misga, que desde 1995 resgata de forma independente cães que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas de Curitiba (PR). Tudo começou com a Julia Misga, que trabalhava como auxiliar em uma clínica veterinária e diariamente presenciava histórias muito tristes de abandono e maus-tratos.

Comovida com a situação dos animais, Júlia passou a acolher vários cães em casa e encaminhá-los para adoção. A quantidade de cães foi aumentando e toda a família acabou se envolvendo no projeto. Eles se mudaram para uma chácara e, com ajuda financeira, deram os primeiros passos para a criação da ONG.

Em 2000, após uma matéria publicada em um jornal da cidade, o trabalho realizado por eles passou a ser conhecido e ganhou o apoio de voluntários. Juntos, eles fundaram então a Associação do Amigo Animal.

Emocione-se com o vídeo abaixo e veja como era a atuação da Associação há 12 anos:


A Associação do Amigo Animal conta com ajuda financeira de voluntários, parcerias e doações de notas fiscais. “As pessoas renunciam ao crédito do qual têm direito, deixando de colocar o CPF na nota fiscal de compras, e entregam as notas para a ONG que, por meio do programa do governo, registra a nota fiscal como doação para a entidade. Três meses depois, é feito um cálculo e, havendo créditos gerados, o governo transfere o valor para a conta da ONG”, explica Marcelo Misga, presidente da Associação.

A ONG também arrecada verbas promovendo bingos mensais e vendendo artigos doados para o brechó Loja das Pulgas. “Passamos nas casas recolhendo roupas, eletrodomésticos e objetos que as pessoas querem doar”, conta Marcelo. 

Além disso, a Associação do Amigo Animal produz e vende canecas, camisetas, adesivos, guarda-chuvas, capas para travesseiros e, agora, máscaras de uso facial com temática animal. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado para os cuidados com os animais  e a prestação de contas fica disponível no site oficial da ONG.

A Associação do Amigo Animal faz parte de um projeto pioneiro do Instituto PremieRpet®, que possui o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e saúde dos animais que vivem em abrigos, através da aplicação dos conhecimentos da Medicina Veterinária de Abrigos. Este projeto visa as cinco liberdades dos animais, que são: ser livres de medo e estresse; livres de fome e sede; livres de desconforto; livres de dor e doença; e livres para expressar seu comportamento natural. Apenas no ano de 2020, com o auxílio do projeto, quase 100 animais, entre cães e gatos, foram adotados.
 


Adotar e apadrinhar
Para adotar um cão ou gato da Associação do Amigo Animal, o candidato deve ter 21 anos ou mais e apresentar documentos pessoais. As informações são analisadas pelos voluntários e o futuro tutor assina um termo de responsabilidade.

Durante a quarentena, a ONG registrou aumento no número de adoções e redobrou os cuidados. “A entrevista ficou mais criteriosa para entender por que a pessoa buscou a adoção, se toda a família está de acordo e como vai ficar depois da quarentena, a fim de impedir uma adoção por impulso, que pode culminar em futuro abandono”, explica Marcelo.
Além da adoção, é possível ajudar os cães por meio do apadrinhamento virtual. Podem ser feitas doações a partir de R$5,00 por cão e escolher quantos quiser. Com isso, o cão continua no abrigo, mas recebendo esse auxílio financeiro à distância.


Parceria com o Instituto PremieRpet®
A Associação do Amigo Animal é uma das ONGs parceiras do Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, que incentiva pesquisas e ações que visem promover saúde, qualidade de vida e longevidade dos animais. Entre suas diversas atividades, está o apoio a ONGs como a Associação do Amigo Animal.

PremieRpet®. Existimos para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível.