Instituto PremieRpet® apoia o Projeto Cão-Guia do Distrito Federal

Trabalho pioneiro no Brasil treina cães que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual

Cães da raça Labrador são maioria entre os animais treinados para ajudar os deficientes visuais

Cães da raça Labrador são maioria entre os animais treinados para ajudar os deficientes visuais

Reprodução Facebook

O Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, é uma associação sem fins lucrativos mantida prioritariamente com recursos da venda dos produtos da linha PremieR Nutrição Clínica. Sua finalidade é fomentar a pesquisa científica, além de apoiar ONGs, ações e projetos que promovam o bem-estar e a longevidade de cães e gatos, com impacto positivo também na comunidade.

Uma das iniciativas apoiadas é o Projeto Cão-Guia de Cego, do Distrito Federal, que desde 2001 atua na reintegração da pessoa com deficiência visual na sociedade. Trabalho pioneiro no Brasil, a iniciativa oferece a oportunidade de melhoria de qualidade de vida, inclusão social, mobilidade e segurança por meio da companhia dos cães-guia para pessoas cegas. Desde sua criação, o Centro de Treinamento já capacitou e integrou 47 cães para acompanhar indivíduos com diferentes graus de deficiência visual.

Maria Lúcia de Campos, Coordenadora Administrativa do Projeto, se envolveu desde o início das atividades, primeiramente como família hospedeira, que acolhe o filhote de forma voluntária para um período de socialização. Para ela, a parceria com o Instituto PremieRpet® é essencial para a realização do projeto. “Sem a distribuição da ração para todos os cães do projeto, desde filhotes aos cães adultos em treinamento, e até mesmo alguns cães já idosos aposentados de seu trabalho como cão-guia, seria impossível cuidar de todos eles”, afirma Maria.

A cada três meses eles recebem cerca de dois mil quilos de ração da linha PremieR Raças Específicas Labrador. A raça é maioria entre os animais treinados para acompanhar os deficientes visuais e, de acordo com a coordenadora, esse apoio é fundamental. “Principalmente quanto à saúde dos cães, pois uma boa alimentação é o fundamento para todo o processo de desenvolvimento do cão-guia”, explica Maria Lúcia.

Para a sociedade, ela acredita que o benefício é poder oferecer apoio de forma gratuita aos deficientes, já que o trabalho é voluntário. Portanto, não há lucro financeiro envolvido na entrega. “Sem a parceria da PremieRpet® não seria possível manter o altíssimo nível da alimentação dos nossos cães”, reforça a coordenadora.

A força do voluntariado

PremieRpet® Raças Específicas Labrador mantém a nutrição e a saúde cognitiva dos cães-guia

PremieRpet® Raças Específicas Labrador mantém a nutrição e a saúde cognitiva dos cães-guia

Reprodução Facebook

Com um plantel de 40 animais em atividade, o projeto conta com funcionários e voluntários. Quem pretende colaborar deve ter 18 anos ou mais, preencher um cadastro e, caso seja aprovado no processo de seleção, participar do treinamento específico. Há várias funções de voluntariado: família hospedeira, que socializa os filhotes; família de acolhimento, para os cães idosos ou em tratamento devido à problemas de saúde; voluntário do dia, que atua por algumas horas ajudando com banhos e outros cuidados; e voluntários especialistas, categoria em que se inserem os veterinários, psicólogos, entre outros profissionais.

Além do Instituto PremieRpet®, outros parceiros ajudam a manter o funcionamento das atividades. “O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, de onde vem os nossos treinadores; clínicas veterinárias e laboratórios; e o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília”, conta a coordenadora.

No momento, devido à pandemia,as inscrições para atuar como colaborador ou voluntário estão temporariamente fechadas. . “Até mesmo o número de funcionários tivemos que reduzir”, informa Maria Lúcia. Toda a divulgação das ações é feita por redes sociais, por meio da entrega de panfletos em eventos e também pelas famílias hospedeiras. Neste último caso, fora do período de isolamento, os cuidadores temporários dos cães costumam visitar locais públicos como shoppings, escolas e universidades para compartilhar informações e conscientizar a sociedade.

Atividades do Projeto são divulgadas em feiras e eventos, como a Cãominhada Solidária

Atividades do Projeto são divulgadas em feiras e eventos, como a Cãominhada Solidária

Reprodução Facebook

O Instituto PremieRpet®

O Instituto PremieRpet® é uma associação sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar e incentivar pesquisas, estudos e ações que objetivam a promoção da saúde, qualidade de vida e longevidade de cães e gatos, assim como apoiar ações sociais das mais diversas.

PremieRpet®. Existimos para tornar a relação das pessoas com os seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível.