Instituto PremieRpet® apoia projetos que melhoram a vida de cães e gatos

Associação fomenta estudos e pesquisas, além de ser parceira de ONGs e iniciativas que promovem a saúde, a qualidade de vida e a longevidade dos animais

Ações do Instituto PremieRpet® são focadas na saúde, qualidade de vida e longevidade de cães e gatos

Ações do Instituto PremieRpet® são focadas na saúde, qualidade de vida e longevidade de cães e gatos

Reprodução/ Instagram PremieRpet®

Incentivar pesquisas e estudos científicos relacionados à nutrição de cães e gatos e apoiar atividades que contribuam para a conscientização sobre os cuidados e manejo responsável. Estas atividades fazem parte da missão do Instituto PremieRpet®, uma associação sem fins lucrativos mantida principalmente com recursos originários da venda dos produtos da linha PremieR Nutrição Clínica, da PremieRpet®.

“Para que uma parceria seja firmada com o Instituto PremieRpet®, são analisados missão e valores do projeto, para verificarmos se estão alinhados com nossos propósitos sobre atuar em causas prementes da sociedade como um todo”, explica o  médico veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.. “Além disso, nossas parcerias de longo prazo visam contribuir com projetos de caráter social que transformam a realidade e constroem um futuro melhor. Juntos, promovemos impacto positivo não apenas nas vidas de pets e seus tutores, mas também na sociedade de maneira geral”.

Entre as iniciativas que recebem apoio direto estão os projetos Pró-Carnívoros e Cão-Guia de Cego, além do suporte às ONGs na forma de doações ou do programa de alimentação subsidiada. Esta última ação é realizada com 41 ONGs que alimentam cerca de 9.000 cães e 4.500 gatos. Por meio de um cadastro específico, a PremieRpet® fornece a nutrição necessária ao preço de R$ 1,00 por quilo. Somente em 2020, foram 82 toneladas de alimentos vendidos por esse valor simbólico.

Projeto Cão-Guia do Distrito Federal já entregou 58 cães treinados e capacitados para ajudar pessoas com deficiência visual

Projeto Cão-Guia do Distrito Federal já entregou 58 cães treinados e capacitados para ajudar pessoas com deficiência visual

Divulgação/ PremieRpet®

Outra contribuição do Instituto PremieRpet® às causas sociais relacionadas aos cães e gatos foi a elaboração do Guidelines for Standards of Care in Animal Shelters (Diretrizes para Padrões de Cuidados de Animais em Abrigos). É um guia técnico desenvolvido pela Associação de Veterinários de Abrigos dos Estados Unidos, que orienta sobre cuidados de animais em situação vulnerável recolhidos aos canis ou gatis.

Medicina veterinária em abrigos

E, por falar em animais de abrigos, seis das ONGs parceiras no programa de venda de alimentos de PremieRpet® também fazem parte do projeto Medicina Veterinária em Abrigos. “Quatro delas estão localizadas no estado de São Paulo: APATA, Projeto Segunda Chance, Catland e Associação MaxMello; e as outras duas ficam no Paraná: DNA Animal e Amigo Animal”, esclarece o profissional.

“O projeto nasceu com o objetivo de auxiliar as ONGs a desempenharem seu trabalho de maneira cada vez melhor, através do fornecimento de suporte técnico especializado”, conta Flavio.. Esse trabalho é realizado pela equipe de médicos veterinários especializados em Medicina Veterinária do Coletivo e personalizado de acordo com a realidade da ONG. “Buscamos oferecer bem-estar, qualidade de vida e longevidade não só para os animais que já possuem lares amorosos, mas também para aqueles que estão em busca de uma segunda chance”.

Guia técnico orienta sobre manejo e cuidados com animais em abrigos

Guia técnico orienta sobre manejo e cuidados com animais em abrigos

Reprodução site PremieRpet®

Para que uma organização seja incluída no projeto, as equipes do Instituto PremieRpet® e da Universidade Federal do Paraná analisam todas as informações relevantes, como estrutura do abrigo, número de animais, localização e cumprimento das normas legais. Posteriormente, uma visita de diagnóstico é agendada com toda a equipe presente, a fim de entender a realidade do abrigo e prestar uma consultoria personalizada.

“No passo seguinte, agendamos uma reunião entre os responsáveis pela ONG, os representantes do Instituto PremieRpet® e a equipe de médicos veterinários da UFPR para que possamos discutir cada ponto crítico e apresentar as sugestões de melhorias”, informa Flavio. Todo o acompanhamento é feito por meio de relatórios, para checar as ações e providenciar as melhorias necessárias.

Impactos da pandemia

Durante o período de isolamento social, o Instituto doou 25 toneladas de alimentos para ONGs parceiras

Durante o período de isolamento social, o Instituto doou 25 toneladas de alimentos para ONGs parceiras

Reprodução/ Instagram Projeto Segunda Chance

Com a pandemia, a PremieRpet® ampliou mais ainda o apoio  às ONGs parceiras do Instituto. “Nesse período de incertezas, doamos 25 toneladas de alimentos de alta qualidade para 18 ONGs parceiras do Instituto. Também doamos 200 litros de álcool em gel para manter a saúde íntegra dos voluntários e colaboradores, para que pudessem continuar a desempenhar o excelente trabalho que realizam diariamente nesses abrigos. Felizmente, o cenário mudou e o número de adoções aumentou durante o período de quarentena”.

Em função das recomendações das autoridades de saúde, foi necessário suspender as visitas presenciais nas ONGs que fazem parte de nosso projeto Medicina Veterinária de Abrigos. “Para não prejudicar o desenvolvimento das ONGs participantes e para mantermos o contato e o suporte, além de garantir a saúde de todos os envolvidos, optamos pela realização de visitas virtuais com a presença da equipe responsável por cada abrigo, os residentes da UFPR e representantes do

Instituto PremieRpet®”, conta. “Além disso, sentimos o impacto dessa nova realidade na forma como os eventos patrocinados pelo Instituto aconteceram, já que muitos foram cancelados, adiados ou transformados em versões on-line”.
Todas as ações incentivadas pelo Instituto PremieRpet® são divulgadas por meio de palestras e eventos patrocinados. Além disso, há distribuição de exemplares dos guias e publicações da marca em universidades. Para conhecer as atividades, projetos e parcerias, basta acessar o site da marca PremieRpet®.

Responsabilidade social

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é parceira do Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, que incentiva pesquisas e ações que visem promover saúde, qualidade de vida e longevidade dos animais.

Os alimentos da linha PremieR Nutrição Clínica, cujos recursos ajudam a manter as atividades da instituição, não contêm medicamentos nem substituem tratamento médico-veterinário convencional e devem ser utilizados sob prescrição e supervisão profissional. É uma linha de suporte nutricional diferenciado, coadjuvante no tratamento das principais doenças que afetam cães e gatos, desenvolvida e produzida com foco na qualidade e na inovação.

PremieRpet®. Existimos para tornar a relação das pessoas com os seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível.