Veja como o amor de Flora Viola e Spock transformaram as vidas de seus tutores

Eles ajudaram a superar dificuldades e preencheram o vazio do luto com muito amor e alegria

Flora (à esq.) e Spock (à dir.) foram resgatados pelo Instituto Fica Comigo

Flora (à esq.) e Spock (à dir.) foram resgatados pelo Instituto Fica Comigo

Divulgação/Instituto Fica Comigo

Apesar de não fazerem parte da mesma família, as histórias de Flora e Spoke se assemelham em vários aspectos. Ambos foram abandonados em estradas desertas e resgatados por Carla Negochadle, administradora voluntária da ONG Instituto Fica Comigo, que atua no resgate de animais abandonados ou em situação de risco em Curitiba e região metropolitana.

Flora foi abandonada com o irmão quando ainda eram filhotes, em uma estrada de terra no interior do Paraná. Um policial amigo de Carla passava pelo local quando viu os pequenos. Comovido com a situação, levou os dois para a ONG. “Eles estavam comendo plástico na estrada pois não havia outra coisa, nem mesmo uma casa por perto onde pudessem pedir comida”, conta Carla. Depois de passar por tratamento, Flora se recuperou e foi para a adoção. Sete meses depois, encontrou um novo lar: o de Cristiane Almeida.

Antes da chegada de Flora, a família de Cristiane estava abalada com a morte de Tuninho Piraquara, pet que também havia sido resgatado em situação de vulnerabilidade. “O tempo de Tuninho entre nós foi curto e deixou um vazio muito grande em todos, inclusive na Sol, nossa Golden Retriever, a quem era bem apegado”, conta Cristiane.

A família procurava por uma nova integrante que pudesse aplacar a dor da perda, e que se adaptasse à rotina da casa e dos outros pets, incluindo gatos. “Tínhamos preferência apenas por fêmeas e mais jovens para fazer companhia a nossa idosa  canina Sol, ainda de luto pelo Tuninho”, diz a tutora. A adaptação foi harmônica e, Flora Viola, como é chamada hoje, se tornou parceira inseparável de Sol, assim como era Tuninho.

“Escolhemos pelo amor, sem raça, sem preconceitos de cor ou tamanho. Apenas uma escolha por amor”, resume Cris sobre a adoção de Flora

“Escolhemos pelo amor, sem raça, sem preconceitos de cor ou tamanho. Apenas uma escolha por amor”, resume Cris sobre a adoção de Flora

Divulgação/Instituto Fica Comigo

O luto é outro ponto em comum na história da adoção de Spock, que também chegou ao novo lar para ajudar a amenizar a dor  de uma perda. Em 2018, dois dos três “filhos peludos” de Silvia Rodrigues faleceram por causa da idade avançada. “Ship não aguentou a tristeza e faleceu apenas um mês depois do irmão Denny”, conta a tutora. Dos três cães do casal, Denny era a grande paixão de Silvia e o mais apegado a ela. Com perdas tão próximas e intensas, Silvia teve depressão e, tempos depois, descobriu um câncer grave no intestino. 

Quando estava internada no hospital para se recuperar de uma cirurgia, ela viu a foto de Spock (que até então atendia pelo nome de Spike) nas redes sociais do Instituto Fica Comigo. “Eu mal tinha forças para segurar o celular, mas quando vi a foto do Spock me apaixonei”, relembra Silvia. Na época, Spock aguardava a adoção há mais de 2 anos. Por causa do tamanho de suas orelhas, poucas pessoas se interessavam por ele. “Quando li essa informação no post, achei um absurdo e decidi que iria adotá-lo”, conta. 

Spock é o xodó da família e o companheiro de Lino

Spock é o xodó da família e o companheiro de Lino

Divulgação/Instituto Fica Comigo

Spock está com a nova família há pouco mais de 1 ano. Na época em que foi adotado, Silvia  sentiu medo de que Lino, o outro cão da casa, não aceitasse o novo irmão. No entanto, a chegada de um novo membro na família só tem proporcionado momentos de felicidade para todos. “É impressionante como o Spock mudou as nossas vidas e trouxe a alegria de volta para a nossa casa. Ele e o Lino são muito parceiros e, às vezes, até dormem juntos, mesmo com caminhas individuais”, conta.

Parceria com o Instituto PremieRpet®
O Instituto Fica Comigo é uma das ONGs parceiras do Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet®, que incentiva pesquisas e ações que visem promover saúde, qualidade de vida e longevidade dos animais. Entre suas diversas atividades, está o apoio a ONGs, como o Instituto Fica Comigo.

PremieRpet®. Existimos para tornar a relação das pessoas com  os seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível.