Plataforma converte compras em impacto social e conecta pessoas

'Igual' permite que parte do valor das compras feitas em lojas, e-commerce ou app das marcas parceiras sejam revertidas em causas sociais

Aplicativo é gratuito e foi criado pelos sócios André Mendes, Gabriel Pinheiro e Marcelo Raimondi

Aplicativo é gratuito e foi criado pelos sócios André Mendes, Gabriel Pinheiro e Marcelo Raimondi

Divulgação

A Igual é uma plataforma de cashback que converte compras em impacto social, conectando marcas, instituições e consumidores. O aplicativo é gratuito e acaba de ser oferecido para download nos sistemas iOS e Android.

Ao usar a plataforma, parte do valor das compras feitas em lojas, e-commerce ou app das marcas parceiras é revertido em uma moeda social chamada "iguais". E, dentro da ferramenta, essa moeda se converte em ajuda: os usuários escolhem quais os projetos e causas para as quais querem contribuir.

A Igual foi criada pelos sócios André Mendes, Gabriel Pinheiro e Marcelo Raimondi. Ao usar o app, os consumidores não pagam nenhum valor extra em suas compras para receber seus "iguais".

Consumidores podem ajudar causas sociais por meio do app

Consumidores podem ajudar causas sociais por meio do app

Divulgação

"Cada vez mais as marcas percebem a importância de gerar impacto social. No entanto, muitas delas ainda não sabem muito bem como atuar, e as que já atuam dificilmente envolvem seus consumidores na decisão. Por outro lado, os consumidores usam sua carteira como forma de voto, escolhendo marcas que os representem e que compartilhem dos mesmos princípios e ideais", conta Marcelo Raimondi.

"As instituições não conseguem manter uma relação de longo prazo com marcas e consumidores. Foi justamente pensando em conectar estas frentes que criamos a nossa empresa e somos a primeira da plataforma do Brasil a conectar marketplace, social cashback e social crowdfunding em um único app", afirma ele.

Algumas marcas já aderiram à plataforma, como Lilly Sarti e San Paolo Gelato, e também 15 instituições: Amigo da Vez, Arcah, Associação Vidança, Filhos da Corrente, Fundação Amor Horizontal, Fundação do Rim, Gastromotiva, Gerando Falcões, Instituto Alicerce, Instituto Apoia, Instituto Protea, Liga Solidária, Migraflix, Vaga Lume e Vocação.

"A Igual conecta todos atuando diretamente no reparo da desigualdade social do país e convida a sociedade a participar de forma ativa, inclusive colocando o consumidor no centro da decisão, ao escolher o projeto que irá apoiar. Somos uma startup que desafia o modelo de cashback que conhecemos", diz André Mendes.