Virtz Policial se veste de palhaço para ajudar crianças com doenças raras

Policial se veste de palhaço para ajudar crianças com doenças raras

Soldado Ziza criou um canal no Youtube para poder arrecadar dinheiro e ajudar jovens que precisam de remédios ou tratamentos caros

  • Virtz | Diego Prado*

Policial faz ações sociais para ajudar crianças e famílias

Policial faz ações sociais para ajudar crianças e famílias

Reprodução/Instagram soldado.ziza

Fabiano Iório, de 35 anos, nasceu em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, mas hoje é policial militar de Curitiba, no Paraná e começou a se vestir de palhaço, nome Ziza, e ir em hospitais em 2016 para alegrar crianças doentes levando brinquedos que ele mesmo comprava e fazendo brincadeiras, dando início ao "Soldado do Bem".

O militar conta que entre visitas nas alas pediátricas ele conheceu crianças com doenças raras e percebeu que poderia contribuir de outras formas, então começou a participar de eventos beneficientes para arrecadar dinheiro e pagar por tratamentos dos jovens.

Fabiano ajuda crianças desde 2016

Fabiano ajuda crianças desde 2016

Arquivo pessoal

Segundo Fabiano, o nome do palhaço Ziza feito pelo policial leva consigo uma homenagem, "Minha mãe chama Zilma e meu pai, falecido em 2010, tinha o apelido de Zazá, peguei o nome da minha mãe, apelido do meu pai e criei o personagem em forma de homenagem a eles".

Pouco menos de 2 anos atrás, o militar criou um canal no Youtube e abriu mão de 100% dos valores que a plataforma fornece, dentinando tudo para ações sociais ajudando crianças e famílias, isso inclusive está em um documento público. Com o tempo, os inscritos do canal começaram a perguntar como poderiam ajudá-lo e ele abriu uma vaquinha online e pessoas puderam fazer doações. Até o momento são 115 mil inscritos.

Fabiano ajuda crianças com doenças raras

Fabiano ajuda crianças com doenças raras

Arquivo pessoal

"O objetivo é ser o maior canal solidário do Youtube, eu acredito que já seja, não conheço nenhum canal maior que abra mão 100% dos valores". 

Ele diz que já conseguiu ajudar mais de 3 mil famílias e acredita que seu trabalho vai crescer, "Tenho certeza que vamos chegar muito mais longe, pois é uma causa nobre, uma causa universal, eu acredito que a solidariedade é universal".

Fabiano é casado e tem 2 filhos

Fabiano é casado e tem 2 filhos

Arquivo pessoal

Fabiano foi do Bombeiro Militar no Rio de Janeiro, depois se mudou para Curitiba, ele ingressou na capital paranaense como sargento do exército e depois passou no concurso da policia militar de 2013, hoje ele serve ao Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária.

"Agora com o dia das crianças chegando, eu pretendo chegar até 2 mil crianças com 4 eventos diferentes, levar bolo, refrigerante, cachorro-quente, brinquedos, saquinhos com doces, entre outras coisas"

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Guilherme De Moraes Ramos De Oliveira

Últimas