Homens transportam girafa para um local seguro
Reprodução/Instagram savegiraffesnowApós o nível de uma lagoa subir no Quênia, oito girafas corriam risco de morte, presas numa pequena ilha. A comunidade, então, resolveu construir uma jangada e levar os animais para outro lugar, de modo que ficassem em segurança.
As girafas encalhadas são da subespécie de girafa de Rothschild, das quais apenas 1.600 permanecem na natureza, tornando-se uma das mais ameaçadas de extinção. Elas foram transferidas para lá para mantê-las seguras, em 2011. Receberam alimentação adequada e se mantiveram saudáveis devido aos cuidados de guardas-florestais.
Porém, com mais inundações no horizonte, as autoridades concordaram que, com "encolhimento" iminente da ilha, a ameaça de perder os animais valiosos era muito grande.
Entrando em ação, oficiais do governo e membros da comunidade local da Ruko Community Wildlife Conservancy, no Quênia, construíram o que eles chamaram de “balsa de girafas”.
Por vários meses, as girafas se familiarizaram com o transporte de resgate enquanto ele era construído, até que a equipe sedou os animais e a viagem foi um sucesso. Agora, os animais foram colocados em uma reserva especial de 4.400 acres com uma cerca alta e segura que deve mantê-las protegidas de predadores e caçadores.