Virtz População no Quênia constrói jangada para salvar girafas da inundação

População no Quênia constrói jangada para salvar girafas da inundação

Os animais ficaram presos numa ilha devido às fortes chuvas; a preocupação com a espécie em extinção fez com que a comunidade as transportassem

Homens transportam girafa para um local seguro

Homens transportam girafa para um local seguro

Reprodução/Instagram savegiraffesnow

Após o nível de uma lagoa subir no Quênia, oito girafas corriam risco de morte, presas numa pequena ilha. A comunidade, então, resolveu construir uma jangada e levar os animais para outro lugar, de modo que ficassem em segurança.

As girafas encalhadas são da subespécie de girafa de Rothschild, das quais apenas 1.600 permanecem na natureza, tornando-se uma das mais ameaçadas de extinção. Elas foram transferidas para lá para mantê-las seguras, em 2011. Receberam alimentação adequada e se mantiveram saudáveis devido aos cuidados de guardas-florestais.

Porém, com mais inundações no horizonte, as autoridades concordaram que, com "encolhimento" iminente da ilha, a ameaça de perder os animais valiosos era muito grande.

Entrando em ação, oficiais do governo e membros da comunidade local da Ruko Community Wildlife Conservancy, no Quênia, construíram o que eles chamaram de “balsa de girafas”.

Por vários meses, as girafas se familiarizaram com o transporte de resgate enquanto ele era construído, até que a equipe sedou os animais e a viagem foi um sucesso. Agora, os animais foram colocados em uma reserva especial de 4.400 acres com uma cerca alta e segura que deve mantê-las protegidas de predadores e caçadores.

Últimas