Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Moldávia elogia trabalho da Universal com refugiados da Ucrânia

Em carta, Maia Sandu destaca a generosidade de evangélicos pela forma acolhedora para receber quem tenta escapar do conflito

Virtz|Do R7

Presidente da Moldávia (esq.) em visita ao presidente Volodymyr Zelensky na Ucrânia
Presidente da Moldávia (esq.) em visita ao presidente Volodymyr Zelensky na Ucrânia Presidente da Moldávia (esq.) em visita ao presidente Volodymyr Zelensky na Ucrânia

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, elogiou o trabalho da Igreja Universal pelo trabalho social e a assistência aos refugiados ucranianos que vivem no país. Em carta destinada aos evangélicos em maio, a chefe do Executivo do país destaca a maneira exemplar como a igreja procedeu, especialmente quanto à organização para ajudar quem fugia do conflito.

"Obrigada pelo importante trabalho que vocês têm feito nos últimos meses para fornecer apoio aos refugiados da Ucrânia depois que o país foi engolido pela guerra. Aprecio a dedicação com que vocês doaram recursos, tempo e energia para ajudar essas pessoas — a maioria delas mulheres, crianças e idosos, que se mudaram de casa contra a própria vontade", diz o texto.

A Ucrânia enfrenta, há 4 meses, a invasão de tropas russas no território dela. Milhares de pessoas já morreram em decorrência da guerra, assim como milhões tiveram de deixar as próprias casas para sobreviver. A Moldávia, localizada no leste europeu e com uma população de cerca de 3 milhões de pessoas, é um dos países vizinhos que recebem essa população.

Equipe da Universal na Europa
Equipe da Universal na Europa Equipe da Universal na Europa

"Vocês, por generosidade e cuidado, ofereceram aos refugiados uma chegada acolhedora e calorosa na Moldávia, um porto seguro no nosso país. Mostramos assim que somos um país pequeno, mas com um grande coração. A generosidade dos voluntários moldavos tornou-se conhecida e apreciada, com razão, em todo o mundo", acrescentou. A ajuda aos exilados que estão abrigados na nação foi enviada pela Universal da França, e beneficiou cerca de 2 mil famílias.

Publicidade

No próximo sábado (2), haverá uma intensificação do trabalho social da Universal com os refugiados da Ucrânia na Moldávia com a distribuição de mais de 40 toneladas de donativos. Para a presidente do país, a atuação da igreja evangélica no país é "exemplar".

"A mobilização exemplar, e a capacidade de organização que a igreja demonstrou nesse período, juntamente com outros cidadãos do país, me dão esperança. Acredito firmemente que, juntos, podemos mudar nosso país para melhor, podemos construir uma sociedade livre, pacífica e próspera, um lugar acolhedor e caloroso, um cantinho do céu, onde as pessoas querem morar e construir o futuro", completou.

Publicidade

A DOR NO SEMBLANTE

O Bispo Eder Figueiredo, responsável pela Universal da Moldávia, destaca a importância da

Publicidade

ajuda humanitária e o amparo social que a Igreja está proporcionando neste momento.

“Incansavelmente, os voluntários [da Universal] têm trabalhado nas ações sociais. Percebemos a dor das pessoas, principalmente dos que deixaram para trás famílias”.

“Aqui tem mães de soldados que estão na guerra, e dá para perceber no semblante de cada

refugiado a dor. Todos têm esperança de que isso passe e que, a qualquer momento, possam voltar para as suas casas.”

Transporte de mantimentos para a Moldávia
Transporte de mantimentos para a Moldávia Transporte de mantimentos para a Moldávia

Com uma população de apenas 2,6 milhões de habitantes, a República da Moldávia é um pequeno país do leste Europeu que faz fronteira com a Romênia e a Ucrânia.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o país abriga mais de 450 mil ucranianos. Em comparação com o tamanho de sua população, a Moldávia é a nação que

mais recebe refugiados da Ucrânia.

Os programas sociais da Universal de diversos países europeus, como Portugal, Polônia,

Inglaterra, Itália, França, Luxemburgo, Bélgica, Romênia e Moldávia, estão mobilizados para

levantar alimentos, roupas e outros itens de primeira necessidade para os ucranianos.

Desde o início da guerra, já foram arrecadadas e distribuídas 378 toneladas de donativos.

Leia a tradução da carta na íntegra:

"Caros membros da comunidade,

Obrigada pelo importante trabalho que vocês têm feito nos últimos meses para fornecer apoio aos refugiados da Ucrânia depois que o país foi engolido pela guerra. Aprecio a dedicação com que vocês doaram recursos, tempo e energia para ajudar essas pessoas — a maioria delas mulheres, crianças e idosos, que se mudaram de casa contra a própria vontade.

Vocês, por generosidade e cuidado, ofereceram aos refugiados uma chegada acolhedora e calorosa na Moldávia, um porto seguro no nosso país. Mostramos assim que somos um país pequeno, mas com um grande coração. A generosidade dos voluntários moldavos tornou-se conhecida e apreciada, com razão, em todo o mundo.

A mobilização exemplar, e a capacidade de organização que a igreja demonstrou nesse período, juntamente com outros cidadãos do país, me dão esperança. Acredito firmemente que, juntos, podemos mudar nosso país para melhor, podemos construir uma sociedade livre, pacífica e próspera, um lugar acolhedor e caloroso, um cantinho do céu, onde as pessoas querem morar e construir o futuro.

Agradeço do fundo do meu coração!

Com apreço,

Maia Sandu"

Carta enviada pela presidente da Moldávia aos evangélicos
Carta enviada pela presidente da Moldávia aos evangélicos Carta enviada pela presidente da Moldávia aos evangélicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.