Novo Coronavírus

Virtz Projeto da USP ajuda moradores de rua durante a pandemia

Projeto da USP ajuda moradores de rua durante a pandemia

Ação do Projeto Pontes oferece atendimento médico e odontológico e produtos de higiene em Ribeirão Preto

  • Virtz | Do R7

Projeto Pontes atua com moradores em situação de rua em Ribeirão Preto

Projeto Pontes atua com moradores em situação de rua em Ribeirão Preto

Reprodução/Facebook Projeto Pontes

Um grupo de alunos, professores e profissionais da USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto, se uniu para reformular as atividades de extensão do Projeto Pontes, que atua junto a pessoas em situação de rua. A ideia é desenvolver atividades que promovam a dignidade dos sem-teto, especialmente neste momento de pandemia, segundo informações do Jornal da USP.

O projeto é coordenado pela professora Regina Célia Fiorati e participam 18 alunos da graduação, dois residentes e dois médicos, todos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. As professoras Luana Pinho de Mesquita Lago e Soraya Fernandes Mestriner também fazem parte da ação, juntamente com outros quatro alunos, todos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.

Giovanna Marina Fernandes Marini, aluna da FMRP e coordenadora do grupo de trabalho do projeto, contou à publicação que, antes da doença, o grupo se organizava com iniciativas de caráter assistencial à saúde. "Mas suspendemos as atividades para garantir a segurança dos membros do projeto e das pessoas em situação de rua da cidade”, relatou ela. 

Apoio na pandemia

Por causa do agravamento da situação dos moradores durante a pandemia de covid-19, os voluntários do projeto começaram a desenvolver ações voltadas para a educação e promoção de saúde. Cerca de 1.600 pessoas em situação de rua ou em comunidades vulneráveis já foram impactadas pela ação, que também distribuiu mais de 1,2 mil kits de higiene com álcool em gel, sabonete líquido, pano multiuso e absorvente.

Houve também a doação de 2.523 sacos com sabão em barra, 5.201 máscaras de tecido ou TNT, 86 kits de garrafas com água e sabão, 90 preservativos, 36 lubrificantes, 300 cobertores e 500 escovas de dente e cremes dentais.

Últimas