Virtz Projeto resgata autoestima dos jovens pela modelagem do barro

Projeto resgata autoestima dos jovens pela modelagem do barro

Projeto resgata autoestima dos jovens através da modelagem do barro

Divulgação

Trata-se de um projeto que resgata a autoestima dos jovens através da modelagem do barro. O nome do projeto sintetiza exatamente isto: Ser Âmica - através da cerâmica cada adolescente poderá se remodelar como um novo "Ser".
As peças de cerâmica são feitas por adolescentes em situação de vulnerabilidade social / baixa renda e o valor da venda revertido para cada jovem como incentivo para buscarem o melhor às suas vidas através das oficinas focadas na Arteterapia. Envio o vídeo do projeto para nos entender melhor. Têm depoimentos de alguns guris, muitos deles, em tempos sem auxílio emergencial, têm sido a principal fonte de renda em suas numerosas famílias.

Prezamos a preservação do meio ambiente em respeito a Pacha Mama.

Afinal, argila é recurso não renovavel e os jovens do projeto aprendem a respeitar a si mesmo e ao meio em que vivem.

Por último, mas não menos importante, trabalhamos com a inclusão social e racial, de forma que os próprios jovens possam se aceitar. Não adianta querer que a sociedade não os joguem à margem, se não reconhecer suas origens e dela se orgulhar. Só assim, é possível superar a exclusão, o racismo e o preconceito.

Sou a Nany, idealizadora do projeto, que hoje pesquisa no doutorado os benefícios do barro aliados à saúde. E claro, como a Arte salva, cura, transforma, transcende 
Com a pandemia, vimos o que manteve a sanidade de muitas pessoas, não é mesmo? Foram as Artes (música, filmes, livros) que ajudaram tanta gente a conseguir estar em casa por tanto tempo. Certeza que quem pesquisa hoje, terá um capítulo especial sobre em seus trabalhos científicos...hehehe.

Últimas