Projeto transforma comunidades em cinema ao ar livre

CineB Solar exibe filmes nacionais para moradores de comunidades periféricas. Durante a pandemia, o público assiste da janela de suas casas

Exibição de filme antes da pandemia

Exibição de filme antes da pandemia

Divulgação

Criado para levar filmes nacionais às comunidades da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo, o projeto CineB Solar estará, neste fim de semana, em Grajaú e em São Bernardo do Campo exibindo curtas para que os moradores assistam das janelas de suas casas.

Em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, a  Brazucah Produções criou o projeto há 13 anos. A ideia é democratizar o cinema brasileiro e o acesso à cultura.

Carro capta energia solar para a exibição dos filmes

Carro capta energia solar para a exibição dos filmes

Divulgação

O projeto exibe curtas e longas em um telão movido por energia solar, captada por painés dispostos em um carro. Assim, o automóvel é capaz de gerar energia por 14 horas.

O evento conta com carrinho de pipoca e, nos intervalos, o espaço é aberto para apresentações culturais.

Além disso, após a exibição do filme, há debate sobre o tema e, via de regra, diretores, atores e atrizes participam desse momento.

Atualmente, por causa pandemia da covid-19, o projeto ganhou uma nova versão: as janelas. Devido ao distanciamento imposto pelo novo coronavírus, o CineB Solar na Janela leva o milho para a casa de cada espectador, assim eles podem preparar sua pipoca e podem continuar tendo as mesmas sensações que o projeto sempre levou.

Espectadores da janela de suas casas

Espectadores da janela de suas casas

Divulgação

O coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos, conta que a iniciativa está sempre em renovação, em busca de novas experiências, com o intuito de agradar o público.

"As pessoas não têm o hábito de assistir a filmes brasileiros e queremos mudar isso. Existem produções incríveis e que só basta que isso chegue até o espectador", observa Cidálio.

Próxima apresentação

Neste sábado (17), o CineB Solar na Janela fará apresentação em Grajaú a partir das 18h. No dia seguinte, no domingo, um filme será exibido em São Bernardo do Campo, no mesmo horário.

O próximo evento será realizado em São Matheus às 19h, no dia 24 deste mês.