Virtz Projeto transforma comunidades em cinema ao ar livre

Projeto transforma comunidades em cinema ao ar livre

CineB Solar exibe filmes nacionais para moradores de comunidades periféricas. Durante a pandemia, o público assiste da janela de suas casas

  • Virtz | Ana Clara Arantes, do R7

Exibição de filme antes da pandemia

Exibição de filme antes da pandemia

Divulgação

Criado para levar filmes nacionais às comunidades da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo, o projeto CineB Solar estará, neste fim de semana, em Grajaú e em São Bernardo do Campo exibindo curtas para que os moradores assistam das janelas de suas casas.

Em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, a  Brazucah Produções criou o projeto há 13 anos. A ideia é democratizar o cinema brasileiro e o acesso à cultura.

Carro capta energia solar para a exibição dos filmes

Carro capta energia solar para a exibição dos filmes

Divulgação

O projeto exibe curtas e longas em um telão movido por energia solar, captada por painés dispostos em um carro. Assim, o automóvel é capaz de gerar energia por 14 horas.

O evento conta com carrinho de pipoca e, nos intervalos, o espaço é aberto para apresentações culturais.

Além disso, após a exibição do filme, há debate sobre o tema e, via de regra, diretores, atores e atrizes participam desse momento.

Atualmente, por causa pandemia da covid-19, o projeto ganhou uma nova versão: as janelas. Devido ao distanciamento imposto pelo novo coronavírus, o CineB Solar na Janela leva o milho para a casa de cada espectador, assim eles podem preparar sua pipoca e podem continuar tendo as mesmas sensações que o projeto sempre levou.

Espectadores da janela de suas casas

Espectadores da janela de suas casas

Divulgação

O coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos, conta que a iniciativa está sempre em renovação, em busca de novas experiências, com o intuito de agradar o público.

"As pessoas não têm o hábito de assistir a filmes brasileiros e queremos mudar isso. Existem produções incríveis e que só basta que isso chegue até o espectador", observa Cidálio.

Próxima apresentação

Neste sábado (17), o CineB Solar na Janela fará apresentação em Grajaú a partir das 18h. No dia seguinte, no domingo, um filme será exibido em São Bernardo do Campo, no mesmo horário.

O próximo evento será realizado em São Matheus às 19h, no dia 24 deste mês.

Últimas