Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo entrega cobertores e acolhe pessoas em situação de rua

Em três meses da Operação Baixas Temperaturas, 1,1 milhão de pessoas foram amparadas e 40 mil cobertores distribuídos

Virtz|Do R7

Ação se estenderá até 30 de setembro para proteger pessoas em situação de rua
Ação se estenderá até 30 de setembro para proteger pessoas em situação de rua Ação se estenderá até 30 de setembro para proteger pessoas em situação de rua

A prefeitura de São Paulo já acolheu 1.188.481 pessoas em situação de rua e entregou 40.369 cobertores nos três meses da Operação Baixas Temperaturas. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperatura em parceria com as Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Subprefeituras e Segurança Urbana. A medida é reforçada a cada vez que o termômetro atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente. 

Na madrugada desta terça-feira (03), 211 pessoas foram amparadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e 195 cobertores foram entregues. 

A ação se estenderá até dia 30 de setembro e a SMADS informa que o aceite para o Centro de Acolhidas é voluntário e, em casos de recusa, a equipe oferece um cobertor.

As abordagens são realizadas ao longo do dia em pontos estratégicos da cidade. Nesses locais, além do acolhimento, também são ofertados outros serviços da rede socioassistencial. As tendas de atendimento estão espalhadas pelas seguintes regiões: Largo da Concórdia, Praça Princesa Isabel, Sé, Miguel Dell'erba e Floriano Peixoto, além da própria tenda do governo do estado de São Paulo, no Parque Dom Pedro II.

Publicidade

Instalações

Três instalações hoteleiras foram transformadas em Centros de Acolhida Especiais (CAE) para promover segurança e distanciamento social em especial para famílias e para a população idosa em situação de rua, proporcionando a adição de 1.047 vagas.

Os clubes esportivos também reforçam a ampliação das vagas, sendo 230 no Clube Esportivo Tietê, que havia sido desativado em janeiro deste ano, e 240 vagas no Pelezão. Ao chegar, os acolhidos são encaminhados aos leitos, com alimentação e banho.

Publicidade

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Mobilidade

A SPTrans disponibiliza ônibus em pontos específicos do centro para transportar as pessoas até os Centros de Acolhida. Em alguns dos locais, os ônibus realizarão até duas viagens. Abaixo seguem os pontos de partida:

Publicidade

Praça da Sé - 16h, 17h e 19h - Clube Pelezão

Páteo do Collégio - 16h30 e 18h - Clube Tietê

Praça Princesa Isabel - 18h - Clube Tietê

Metrô Portuguesa-Tietê - 18h - Clube Tietê

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.