Teatro Sérgio Cardoso celebra 40 anos com espetáculos na internet

Ana Cañas abre a programação comemorativa, que contará ainda com as apresentações de mais quatro artistas, transmitidas online e gratuitamente

A cantora Ana Cañas está no primeiro episódio comemorativo dos 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso

A cantora Ana Cañas está no primeiro episódio comemorativo dos 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso

Divulgação/ Ana Alexandrino

Em outubro, o Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, completa 40 anos de história e arte. Com o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, o teatro permanece fechado ao público.

Porém, para iniciar as comemorações, a plataforma de streaming #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, lança a série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, na próxima sexta-feira (10). O conteúdo será transmitido online e de maneira gratuita.

O episódio de lançamento será com a cantora e compositora Ana Cañas. A partir daí, toda sexta-feira, às 21 horas, será veiculada uma apresentação de artistas que gravaram especiais no Teatro Sérgio Cardoso, sem plateia, respeitando as normas do isolamento social ainda vigentes.

"Nosso objetivo é que o conteúdo cultural disponibilizado na plataforma seja amplo e diverso. E que também possibilite experiências inéditas para os protagonistas da cultura e arte", afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Cinco episódios comemorativos

Compositores, músicos, cantores e atores convidados se apresentaram no teatro vazio, e a experiência de cada um será transmitida na plataforma #CulturaEmCasa.

Além de Ana Cañas, a primeira temporada do Teatro Sérgio Cardoso 40 anos terá apresentações de Simoninha, do pianista e compositor Vitor Araújo, da atriz Lara Córdulla e do palhaço Raul Barreto.

Sozinhos, no palco, os artistas convidados a se apresentar para uma "plateia vazia" (mas que promete ser bem cheia, pela internet) trazem ainda reflexões sobre o início de suas carreiras, sua relação com as artes, seu processo criativo e o novo momento provocado pela pandemia.