Unicamp faz ações para dar auxílio a alunos durante pandemia

Projeto ajuda alunos com empréstimo de computadores, tablets, doações de chips para internet e uma atenção com estudantes indígenas

Alunos indígenas estão recebendo acesso a internet para aulas online

Alunos indígenas estão recebendo acesso a internet para aulas online

Reprodução/Unicamp Antonio Scarpinetti Antoninho Perri

Com a suspensão das atividades presenciais e a necessidade de manter o isolamento social, o projeto Voluntariado Unicamp, passou a cuidar da comunidade universitária em diferentes frentes, desde garantir condições para que os estudantes pudessem acompanhar as aulas e desenvolver suas atividades de forma remota, até a oferta de um conforto para quem precisa desabafar nesse período.

Mais de 460 computadores, laptops e tablets foram emprestados para que os alunos pudessem acompanhar as aulas online. Por meio de uma parceria com a operadora Claro, 500 chips com pacote de 10 Gb mensais foram distribuídos para quem não possui acesso à internet, em especial aos alunos indígenas que voltaram para casa em suas comunidades.

Computadores serão emprestados para que os alunos acompanhem as aulas

Computadores serão emprestados para que os alunos acompanhem as aulas

Reprodução/Unicamp Antonio Scarpinetti Antoninho Perri

Os equipamentos emprestados não estavam em uso, e antes de serem direcionados aos alunos foram higienizados e passaram por revisões técnicas. No total, mais de 700 estudantes da graduação, pós-graduação e ProFIS foram beneficiados. A Unicamp está identificando e prestando apoio aos estudantes de baixa renda da universidade por meio do pagamento de bolsas e de outros programas sociais.

Com o objetivo de oferecer apoio também a quem sente a necessidade de conversar sobre os sentimentos que toda essa situação provoca, o Voluntariado Unicamp deu início ao projeto Chamada Solidária. A demanda foi grande e a iniciativa evoluiu para a Roda de Conversa Solidária, um bate papo virtual para que as pessoas não se sintam só durante o período de isolamento social.