Unicamp seleciona receitas de imigrantes e refugiados para livro

Sabores sem Fronteiras será publicado em 2021, com pratos típicos; obra dará visibilidade para a causa migratória no país

audima
Livro contará com 35 receitas culinárias de refugiados ou imigrantes
Reprodução/Divulgação Unicamp

A cozinha é um dos itens mais emblemáticos de uma cultura. Por isso que, muitas vezes, pessoas que buscam refúgio no Brasil, vindas de outros países, afirmam que um dos itens de que mais sentem falta são os sabores de seus países de origem.

Para apoiar a causa dos imigrantes e compartilhar um pouco de sua cultura culinária, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu e selecionou receitas de diversos refugiados para o projeto de livro Sabores sem Fronteiras.

A organização da obra ficou a cargo do professor Marcelo Knobel, físico e reitor da Unicamp, e de Ana Carolina Delfim Maciel, historiadora, documentarista e presidenta da Cátedra Sergio Vieira de Mello, na mesma universidade.

Refugiados e imigrantes residentes no Brasil enviaram suas receitas culinárias favoritas para participar da seleção. Dentre as opções, poderia haver preparos de família, pratos típicos de seus países ou mesmo criações próprias dos refugiados.

Mais visibilidade e sabor

O objetivo do livro é ampliar a visibilidade e a sensibilidade das pessoas sobre temas como refúgio e migração no Brasil. Além das receitas culinárias, as pessoas que se inscreveram encaminharam textos contando um pouco sobre suas histórias e trajetórias de vida.

Foram centenas de receitas de pratos enviados. Dentre eles, 35 foram escolhidos para a publicação no livro Sabores sem Fronteiras, cujo lançamento está previsto ainda para este ano.

É possível conferir quais pratos foram selecionados para entrar na obra, basta clicar aqui e acompanhar o resultado divulgado pela Unicamp.

Ir para versão mobile