Coronavírus

Virtz Universidade dá tratamento para pacientes com sequelas de covid

Universidade dá tratamento para pacientes com sequelas de covid

UNIP oferece sessões de fisioterapia em clínicas de vários locais do país, como São Paulo, Goiânia, Manaus e Brasília

Paciente com sequela de covid-19 pode receber atendimento grátis na UNIP

Paciente com sequela de covid-19 pode receber atendimento grátis na UNIP

Divulgação

A UNIP (Universidade Paulista) começou a oferecer sessões gratuitas de fisioterapia para pessoas com sequelas de covid-19.  O atendimento ocorre nas clínicas da universidade em todo o estado de São Paulo e nas cidades de Goiânia, Brasília e Manaus. Apenas a unidade de Pompeia, na capital paulista, cobra uma taxa simbólica por mês.

Para participar do programa, é preciso se enquadrar nas seguintes condições: estar há 30 dias sem sintomas de covid-19,  não morar com ninguém que esteja com a doença ativa e apresentar frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e saturação de oxigênio dentro dos limites da normalidade.

Veja também: Homem desenvolve mais de 200 máscaras criativas na pandemia

Os pacientes passam por uma triagem antes de começar o tratamento, onde devem apresentar exames médicos e receituários. Via de regra, é preciso ter o encaminhamento médico para dar início às sessões, mas a equipe de fisioterapeutas analisa caso a caso.

O atendimento é realizado por alunos do último ano de fisioterapia, sob supervisão de seus professores, seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas para diminuir ao máximo os possíveis riscos de infecção pelo coronavírus.

O programa inclui diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias, conforme a necessidade de cada paciente.

Não podem participar do programa pessoas que apresentam doenças e problemas de saúde específicos, como hipotermia, diabete descontrolada, trombose, saturação de oxigênio menor que 88% e desconforto respiratório em repouso.

Para fazer a triagem é preciso ligar na clínica desejada e fazer inscrição. Os telefones estão disponíveis no site da universidade.

Últimas