Novo Coronavírus

Virtz Universidade de Sorocaba cria caixa que protege profissionais de saúde

Universidade de Sorocaba cria caixa que protege profissionais de saúde

EPI desenvolvido pela Facens evita que, ao tossir ou engasgar, pacientes com a covid-19 contaminem médicos e enfermeiros durante entubação

  • Virtz | Do R7

Caixa pode ser eutilizada após higienização

Caixa pode ser eutilizada após higienização

Reprodução / Facens

O centro universitário Facens, de Sorocaba (SP), desenvolveu um equipamento pioneiro para proteger os profissionais de saúde que lidam com infectados pelo novo coronavírus. Trata-se de uma caixa, pela qual o médico insere as mãos enquanto realiza procedimentos como intubação ou aspiração, que evita o contato com as secreções do paciente.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

A caixa de intubação, como está sendo chamada pela Facens, é feita em policarbonato ou acrílico, é leve e pode ser reutilizada após higienização.

A peça deve ser utilizada em conjunto com os demais EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscara, luva e escudo facial.

Os técnicos da universidade explicam que durante a intubação ou outros procedimentos é comum o paciente tossir e engasgar e dessa forma expelir gotículas que representam alto risco de contágio.

O modelo foi desenvolvido a pedido da Santa Casa de Sorocaba pela equipe do Fab Lab Facens e aprovado também por profissionais de saúde de outros locais, como Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e Hospital Regional de Sorocaba.

"Desde que a covid-19 começou a se espalhar pela Brasil, nossa equipe tem buscado maneiras de contribuir com o setor de saúde e a sociedade. Nos sentimos muito animados quando a Santa Casa nos procurou para o desenvolvimento dessa caixa de intubação. Agora temos não uma, mas duas EPIs em produção", explica Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.

Além da caixa de entubação, a Facens desenvolve um projeto para produzir e doar escudos faciais, feitos em uma "fazenda de impressoras 3D" criada na instituição de ensino.

Últimas