Universidade entrega álcool em gel para hospital de Sorocaba

Projeto, que distribui o produto a profissionais da saúde também recebe doação de insumos; grupo já produziu 120 litros de álcool em gel

Álcool em gel é distribuído pela Universidade Federal de São Carlos

Álcool em gel é distribuído pela Universidade Federal de São Carlos

Divulgação

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) promoveu uma ação na sexta-feira (10), como atividade de extensão do Campus Sorocaba. Intitulada "Ações de combate ao coronavírus: produção de álcool em gel e de álcool glicerinado", a iniciativa doou 50 litros de álcool em gel ao Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene. Foram entregues, até agora, 19 frascos de 300 ml e 86 frascos de 500 ml.

A universidade se dedica a produzir álcool em gel e glicerinado para doação a profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19. E, também, a populações em condições de vulnerabilidade social.

"O álcool em gel é um insumo imprescindível para a assepsia dos profissionais e pacientes. Além disso, o álcool glicerinado é muito importante para a desinfecção de superfícies e instrumentos hospitalares; para este fim, o álcool glicerinado pode ser substituído pelo álcool em gel, mas não o contrário", explica Monica Jones Costa, docente do DBio-So e coordenadora da atividade.

O grupo já produziu 120 litros de álcool em gel e 100 litros de álcool glicerinado, fracionados em recipientes de 100 ml a um litro.

Os insumos foram encaminhados para doação ao Serviço Hospitalar de Sorocaba; Serviço Social da Construção - Organização Social de Saúde (Seconci-OSS); colaboradores terceirizados do Campus Sorocaba da UFSCar (equipes de limpeza, manutenção, transporte e segurança); Hospital Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", em Campinas; e, também, à ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Sorocaba que encaminhou os produtos a três instituições: Associação Educacional Santa Rita de Cássia, Casa do Menor e Casa Transitória André Luiz.

Para continuar, o projeto depende do recebimento de insumos para que seja possível produzir o álcool em gel e o glicerinado e, assim, continuar fazendo as doações.

"As maiores demandas no momento são frascos plásticos de 100 ml a 1 litro; peróxido de hidrogênio 30% PA - para o álcool glicerinado; caixas de papelão - para o acondicionamento dos frascos para entrega; hipoclorito de sódio - para a esterilização dos frascos que serão utilizados; e do agente eucalinizante trietolamina - que ajusta o pH do álcool em gel", diz Jones.

Todos podem colaborar. Quem estiver interessado em colaborar, empresas ou pessoas físicas, podem entrar em contato pelo e-mail da professora Monica Jones (monica@ufscar.br) e também pelas páginas no Facebook e Instagram. Pode-se, ainda, realizar doações de qualquer valor por meio desta plataforma virtual, clique aqui para acessar.