Novo Coronavírus

Virtz Veja 7 formas de tirar as ideias do papel durante a pandemia

Veja 7 formas de tirar as ideias do papel durante a pandemia

Nem sempre há dinheiro ou conhecimento para fazer como se gostaria, mas é importante saber o que está dentro do nosso controle e capacidade

  • Virtz | Ana Clara Arantes, do R7

Para tirar uma ideia do papel, deixe seu plano o mais visual possível

Para tirar uma ideia do papel, deixe seu plano o mais visual possível

RF._.studio/Pexels

Concretizar os projetos e sonhos nem sempre é fácil. Principalmente durante um momento de crise, como a pandemia da covid-19.

O estudo The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence (em português, "O impacto psicológico da quarentena e como reduzi-lo: revisão rápida das evidências") publicado pela revista científica The Lancet, mostrou que a quarentena ocasiona efeitos psicológicos negativos, incluindo sintomas de estresse pós-traumático, confusão e raiva.

"O estresse provocado pela pandemia, provavelmente, afeta uma parcela significativa da população. Para essas pessoas, tirar as ideias do papel durante este momento pode ser mais difícil que antes", explica Bruno Marinho de Sousa, psicólogo e doutor em Ciências.

"Um dos motivos é que nosso cérebro consome muita energia. Quanto mais informação temos que processar, mais energia gastamos. Isso resulta, por exemplo, em um maior cansaço, menor concentração e um pensamento menos claro sobre uma situação", completa ele. 

Por outro lado, segundo Bruno, há pessoas com mais facilidade de se adaptar e resistir a adversidades. Para esse grupo, o momento atual pode ser visto como uma oportunidade de concretizar os planos, pois lidam relativamente bem com a situação.

Para ajudar a tirar as ideias do papel, o especialisa listou 7 dicas importantes:

::: Defina claramente sua ideia

Deixe a ideia o mais visual possível, entenda como ela ficará ao ser concretizada. É preciso ter clareza do que vai ter no final. Vale sempre se questionar: qual o resultado que quero obter?

::: Não se perca no excesso de detalhes

Às vezes, as ideias não são tiradas do papel porque foca-se demais nos pequenos detalhes e, assim, as pessoas se perdem. Ao elaborar uma ideia, procure ter uma visão geral e clara, os detalhes irão sendo resolvidos durante o processo.

::: Divida sua ideia em pedaços ou processos e crie uma lista de execução

Essa é uma forma excelente de agilizar as coisas. Ter um e-commerce, mudar de carreira, reformar a casa, parece algo de outro mundo para muitas pessoas. Mas se o objetivo final está bem claro, é possível dividi-lo em partes ou processos.

Após dividir a ideia em partes, liste-as de maneira que sejam concretizadas, uma a uma. Não precisa ser na ordem “lógica”, como supostamente deveria ser. Pode começar de trás para frente, do meio pro começo, não importa. Apenas faça a lista e vá executando.

::: Terceirize ou delegue o que puder

Sempre que puder, é interessante pagar um especialista para realizar uma etapa da sua ideia. Se não puder pagar, pode também pedir ajuda. Caso o dinheiro seja insuficiente e não haja ninguém que possa ajudar, vale buscar na internet quem sabe ou já fez algo parecido. Quase sempre vai ter alguém que pode ajudar indiretamente, mostrando modelos ou ensinando a fazer.

Planeje, prepare e faça o 'bom suficiente'

Planeje, prepare e faça o 'bom suficiente'

RF._.studio/Pexels

::: Seja realista

É importante ter em mente suas limitações para saber como superá-las. Nos projetos iniciais, em geral, não se conta com conhecimento ou dinheiro suficientes para se fazer bem feito o que se tem em mente. Mas é importante saber com clareza o que está dentro do seu controle e capacidade. Isso ajuda a não gerar frustrações. Por isso, é importante definir que é sucesso para você, isso pode ajudar.

::: Use seu tempo de modo eficiente e preguiçoso

Pode parecer estranho, mas não gaste todo seu tempo livre para tirar uma ideia do papel. Use o tempo de modo inteligente, pense como uma pessoa com preguiça: qual o jeito mais fácil de fazer isso? Isso vai ajudar a se manter com foco no essencial, deixando o processo todo mais eficiente.

::: Use o planejamento, a preparação e faça o que é bom suficiente

Esta é a dica mais importante: não saia fazendo as coisas de qualquer modo. Planeje, estude o assunto, entenda como se faz antes de começar. E, quando tiver sua lista, execute-a, mas sem se preocupar com perfeição. A sua ideia não vai precisar ter excelência na primeira vez que sair do papel. É preciso apenas tirá-la do papel e depois melhorá-la.

Últimas