Novo Coronavírus

Virtz Veja dicas para se exercitar em casa durante a quarentena

Veja dicas para se exercitar em casa durante a quarentena

Profissional conversou com o R7 e separou algumas dicas de atividades físicas para serem realizadas em casa, durante o isolamento

  • Virtz | Ana Clara Arantes, do R7

Atividade física deve ser feita respeitando os limites do corpo

Atividade física deve ser feita respeitando os limites do corpo

Cameron Prins/Pixabay

Realizar uma atividade física não é fácil para todo mundo. A inatividade sempre foi uma realidade, mesmo antes da pandemia da covid-19 impor restrições como o distanciamento e o isolamento social.

"Sedentarismo, obesidade, diabetes, doenças crônicas, falta de mobilidade nas articulações e questões posturais sempre foram um problema. Com a quarentena, aumentou o número de pessoas sofrendo com essas questões", explica o profissional de educação física Mayllon Soares.

De acordo com ele, praticar exercício físico na quarentena ajuda a melhorar a qualidade do dia: "principalmente se a pessoa conseguir colocar uma frequência, ela vai conseguir melhorar a rotina, se alimentar melhor e ter um melhor descanso", afirma.

Para ajudar as pessoas que querem se exercitar em casa, o profissional separou algumas dicas:

::: Pilates

Nessa modalidade trabalha-se o corpo por completo de uma forma diferente. São exercícios comandados por meio de seis princípios: respiração (controle de uma respiração coordenada com a execução do exercício); fluidez (movimentos fluidos e leves, sem dar "trancos"); concentração (saber exatamente como e quais músculos estão realizando a força no movimento); centralização (o centro do corpo - core - sempre acionado durante os exercícios); precisão e controle (movimentos precisos e controlados, evitando risco de lesões). A prática do Pilates traz melhoras significativas em mobilidade articular, resistência muscular localizada, força de centro e, como bônus, uma postura melhor.

Exemplos de exercícios para fazer em casa: cat cow; roll up, single leg stretch.

::: Treinamento funcional

É um método de treinamento completo e desafiador, excelente para desenvolver potência muscular, força e emagrecimento. Nesta modalidade, muitos exercícios dependem de força de centro, para estabilizar a postura durante a execução de alguns movimentos. Existem alguns protocolos de treinos, como por exemplo o hiit (treino intervalado de alta intensidade); sit (treino intervalado de sprints); w.o.d (treino do dia). Mas o principal no treinamento funcional é que são exercícios que trabalham as capacidades e habilidades físicas e, por isso, são muito importantes.

Exemplos de exercícios para fazer em casa: pilares básicos do funcional - empurrar (flexão de braço); puxar (remadas com auxílio de utensílios domésticos); agachar (variações do agachamento); avançar (variações de afundo).

::: Alongamento

Quem não gosta de aliviar toda a tensão gerada após um dia de trabalho?
Esta modalidade pode ser trabalhada de várias formas, de maneira dinâmica. O mais utilizado é o pré-treino, para "acordar" o corpo, antecipando movimentos de grandes amplitudes, liberando a tensão gerada pelo treino e relaxando toda a musculatura. No momento atual, alongamento nunca é demais. Ele é bom para destravar o corpo e é o tipo de treino mais fácil de ser feito em casa. Muito interessante realizar exercícios que alonguem o corpo como um todo, evitando desequilíbrios musculares e protegendo de lesões.

O educardor físico faz um alerta: "é preciso sentir como está o corpo e respeitar os limites. Procurar atividades que sejam prazerosas e não um desafio. A atividade física deve ser um alívio e não um obstáculo ou algo que vá gerar um resultado ruim na vida das pessoas", pondera Mayllon.

Últimas