Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores de rua de Londres são transferidos para hotéis

.

Virtz|

Mais de mil pessoas que dormiam nas ruas de Londres foram transferidas para hotéis e apartamentos para cumprir o confinamento durante a pandemia de coronavírus, o que poderia se tornar uma oportunidade inesperada para aproximá-los de ter uma casa.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

É o que Paul Atherton, cineasta que mora na rua há dez anos, explicou à Agência Efe, referindo-se ao número de pessoas realocadas anunciado via Twitter pelo prefeito da capital britânica, Sadiq Khan, como "uma parte do centenas ou milhares de pessoas "que ainda permanecem nas vias públicas.

Este é um dos grupos mais vulneráveis para a covid-19, pois geralmente sofrem de outras patologias que agravam o diagnóstico, alertou o Centro para o Impacto da Moradora de Rua, e estão mais expostas à doença, pois têm maior dificuldade em isolar-se.

Publicidade

Aos 52 anos, Atherton dormia no aeroporto de Heathrow havia dois, até ser realocado duas semanas atrás, ao lado de algumas das quase 200 pessoas desabrigadas no local.

Para ele, este é o primeiro passo do programa "Habitação em Primeiro Lugar", que busca dar a esse setor da população um lugar para chamar de lar e abordar os problemas individuais de cada sem-teto.

Publicidade

Mais de 1.300 quartos do grupo hoteleiro IHG, que chegou a um acordo com a administração da capital britânica, foram oferecidos aos desabrigados, que recebem "apoio, comida e, se necessário, remédios".

O objetivo nos próximos meses, como apontado por Rick Henderson, diretor executivo da Homeless Link - a organização nacional que agrupa os diferentes serviços para pessoas sem-teto - é que aqueles que foram realojados "não voltem às ruas, mas recebam alojamento adequado".

Publicidade

De um hotel de apartamentos em Marylebone, no bairro londrino de Westminster, Atherton acredita que existe "uma alta probabilidade" de voltar a dormir do lado de fora após o término do surto, por considerar que os hotéis "não servem como residência de longa duração".

No entanto, ele confia que "se for possível mudar a percepção da população, podem acabar de uma vez por todas com a falta de moradia para o grupo de sem-teto.

Apesar disso, ainda há muitos sem-teto nas ruas. De acordo com dados oficiais fornecidos pela Joint Information and Homeless Network (CHAIN), mais de 3.600 pessoas dormiram ao ar livre em Londres no último trimestre de 2019.

Um pouco mais de 60% dos moradores de rua vivem na capital britânica do total de 280 mil que, segundo a associação Shelter, estão na Inglaterra. A maioria deles está em acomodações temporárias, geralmente na comunidade e, portanto, inadequadas para o isolamento.

Adicionado a tudo isso está a falta de acesso a alimentos e banheiros quentes, uma vez que muitos dos locais habituais que prestam esses serviços foram fechados devido à pandemia de coronavírus.

Até que ele saiu do aeroporto, Atherton vivia com comida fria de uma cadeia de supermercados britânica, que custava 15 libras por dia (cerca de R$ 98), que ele podia pagar apenas por ter uma pensão de invalidez de 100 libras semanais (aproximadamente R$ 660).

Agora ele recebe um cartão para o supermercado e tem Wi-Fi, mas salienta que outros moradores do hotel são forçados a ir às "poucas salas de jantar da comunidade" que permanecem abertas, pois em muitos casos não têm cozinha ou têm algum tipo de deficiência que impede que cozinhem.

O governo britânico anunciou em 17 de março a abertura de um fundo de emergência de 3,2 milhões de libras para ajudar a isolar os desabrigados, que se somaram aos 492 milhões de libras do orçamento para lidar com os sem-teto no Reino Unido.

Esse financiamento está disponível para todas as autoridades locais inglesas, que serão reembolsadas pelo custo do fornecimento de acomodações e serviços para garantir o confinamento de todos que dormem nas ruas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.